Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->TRADIÇÕES, CONTRADIÇÕES (61) -- 17/02/2013 - 18:01 (Walter da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TRADIÇÕES, CONTRADIÇÕES (61)
"Velha é a estrada"- dito popular

O que há de errado com a velhice? Por que os velhos são tratados com desprezo ou indiferença? Ser velho é o mesmo que estar velho? Tais questões, sob alguns prismas, são formuladas com alguma base na realidade, jamais fora dela. A velhice humana, sob qualquer circunstància ou àngulo sócio antropológico é no mais das vezes, agenda posta de lado ou na melhor das hipóteses, descartada. Esta sociedade construída sob estacas estéticas equivocadas, leva o cidadão comum, com menos de cinquenta anos, a imaginar-se "velho" ou simplesmente "já estou velho demais para isso". Na minha experiência particular, desde muito tempo, visualizo uma pessoa velha, como alguém com suficiente experiência para me transferir dados úteis, vitais a meu processo de maturidade. Sei que para cada um tal assertiva sofre de um mofo diferenciado. À medida que se avança no tempo cósmico, mais e mais nos damos conta de nossa impotência de assimilá-lo. Por vezes, um mero sinal biológico de velhice, que nem alguns fios brancos na cabeça, sugere um surto de longevidade, estranha precocidade física. Mas o surgimento de sinais de velhice, não quer dizer necessariamente velhice literal. Para a sagrada ciência, está provado, um ser humano começa a envelhecer aos vinte e cinco anos. É o momento zero em que grupos ou núcleos celulares começam a dar os primeiros alertas de "senilidade".
Mas aos vinte e cinco anos, parceiro? Sim. Textos antes me referi a um termo denominado etarite, significando um conjunto de sintomas álgicos indicadores de velhice ou deficiência corporal. Mas a velhice física tem uma relação biunívoca com a mental. Alguns seres humanos, por razões de caráter intrínseco, creem que algum sistema exterior a si mesmos, determinará ad hoc a continuidade ou não de sua higidez e a sustentabilidade físico-mental. Claro que me refiro a pessoas comandadas há muito tempo, por dogmas ou princípios extraterrenos, induzidos pela ilusória suposição religiosa. Sei que os mais letrados, aqueles que tiveram chance de esmiuçar o mundo adjacente, não sofrem necessariamente desse mal. Por outro lado, pessoas simples, letradas ou não, veem a vida, o mero existir, como algo prazeroso, lúdico e estável, ainda que no fundo sofram de algum mal desconhecido. De fato, somos um sistema de ocorrências físico-mentais do tipo "caixa-preta". Não tomamos conhecimento, nem seria muito confortável, do que está ocorrendo nos subterràneos celulares e no mais profundo recanto de nós mesmos. Guardamos um íntimo prazer no fato de nos comunicarmos, por menos gregários que sejamos. Dir-se-ia até que a comunicação humana torna o ser vivente menos precário em sua maneira de encarar a crueza da realidade na qual se insere. Quando muito jovem ainda experienciei momentos em que supunha ser jovem para sempre. Forever Young, uma melodia quase de época. A marcha contínua do envelhecimento corporal talvez não condiga com o ritmo frenético de um cérebro ativo, uma mente criativa, uma imaginação fértil. De quando em vez cito o exemplo feliz de alguns privilegiados seres que fizeram de suas vidas, um palco iluminado, ainda que as luzes se apagassem como no teatro, em resistência. Dentre eles está Bertrand Russell, meu filósofo predileto e gente de cepa privilegiada. Há muitos outros que, mesmo aos oitenta, noventa e até cem anos, demonstraram um vigor quase sobre-humano, a exemplo do arquiteto Oscar Niemeyer, morto recentemente.
Mas nós, idosos na forma da lei, somos vistos com um misto de reverência, espanto e dissimulação. E não adianta nada externar sinais de gentileza, comedimento ou resignação, sempre somos vistos como figuras que já não se sustentam mais no bípede equilíbrio. E o que mais me mantém cheio de perplexidade é quando me encontro com um contemporàneo e ele ou ela me olham de cima a baixo e disparam: "Você está bem!" Cáspite. Essa gentileza poderia muito bem ser excluída. Do ponto-de-vista estatístico e me lixo pra ele, os velhos com mais de sessenta anos são uma população de milhões de seres. Alguns deles, aposentados, voltam a trabalhar, porque cansaram do seu flato cotidiano, na poltrona em frente à tevê. Outros, ao redor dos netos e bisnetos, saem em busca de alguma forma de espantar a sombra indesejável da morte, ao buscar um salão de beleza inútil e tingir os cabelos de preto ou cor de burro quando foge. Eu hein! Há exceções para tudo, claro, inclusive para nada. Admiro e reverencio meus amigos que já completaram os setenta anos, ainda ativos, mexendo com os pauzinhos da imaginação. A tal aposentadoria é uma forma eufemística de dizer basta, quando não se configura o momento de pronunciar: ainda. A velhice não é o fim de tudo; é o princípio de quase nada. Mas se você tem suficiente saco para enfrentar o mundo do jeito que ele é, aí sim, os velhos são outros, numa paráfrase de Jean-Paul Sartre, quando diz que o inferno são os outros. Chato mesmo é quando o velho imagina que, sob o olhar simpático da menina-moça, ele pode interferir na cruel marcha do tempo e fingir que é moço o suficiente para sorrir à grande sem conseguir impedir o balanço da prótese dentária.
___________________________________________________________


WALTER DA SILVA
Camaragibe-PE
17.02.2013
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui