Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Papo de maratona -- 11/08/2003 - 19:09 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bem, procurando uma fonte histórica para a corrida da Maratona encontrei três versões interessantes. Por ser mais fantasiosa, fico com a que segue, retirada do site copacabanarunners.net.

" O ano era 490 a.C., os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona e coube a Pheidippides a tarefa de levar a boa notícia até a cidade de Atenas.

Ele correu aproximadamente 35 km da planície da Maratona até Atenas e ao chegar só teve fôlego de anunciar "vencemos" e caiu morto!

Na verdade não existe prova desta lenda, mas a história era boa e inspirou a competição que foi realizada pela primeira vez na Olimpíada de 1896 em Atenas.

Apesar da lenda ser notável, a história real pode ser ainda mais incrível! Para conhecer o verdadeiro feito de Pheidippides(o nome do grego corredor é isso mesmo).

A prova da Maratona surgiu segundo as demais correntes do fato ocorrido na planície de mesmo nome.

Não se pode desprezar a criatividade dos gregos ao inventarem uma ou mais histórias para o feito, que exige condições especiais de qualquer atleta que se aventure a disputar a tal prova.

No dia 9 de agosto os brasileiros Vanderlei Cordeiro e Márcia Narloch venceram nas respectivas categorias a prova mais tradicional do atletismo nos jogos Pan-Americanos disputados na República Dominicana.

A prova trouxe ao Brasil duas medalhas de ouro, surpreendendo muitos especialistas.

Esta prova tem um pouco a ver com a comunicação social. Se houvesse um pombo correio, um telefone celular, correios, o nobre Pheidippides não teria necessidade de gastar a sola dos pés para levar o recado aos gregos assustados de Atenas, que temiam o grande e poderoso exército persa.

A evolução no sistema de comunicações contou com o apoio do sistema de correios para alcançar o sucesso atual, passando depois pelo telégrafo e telefone.

Posso até imaginar num exército moderno o soldado Pheidippides puxando o celular do cinturão e avisando a um de seus colegas a necessidade do envio de reforços.

Pela curta distância a artilharia despejaria bombas sobre os incautos persas, que teriam que se retirar para evitar as baixas. A corrida da comunicação sem pausa é uma das histórias mais belas desenvolvidas pelos gregos.

Há outras histórias na antiga Grécia que merecem destaque. Hermes, mensageiro dos deuses, que o diga.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui