Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Como entendo PENTECOSTES * -- 22/04/2007 - 13:10 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Espírito Santo retratado como uma pomba no vitral que fica atrás da Cátedra da Basílica de São Pedro, Roma.


Rev. Armindo L. Müller *



Depois da morte de Jesus encontramos trancados numa casa um grupo de pessoas amedrontadas e desanimadas.

Estão juntos, porque precisam de apoio mútuo. Ficam recordando o passado.

Há poucas semanas, o seu amigo e companheiro tinha sido condenado e executado.

Recordam o convívio com Jesus, suas palavras, a sua morte e ressurreição.

Estão reunidos sem saber o que fazer, esperando que Deus faça algo. Mas estão orando e ouvindo a palavra de Deus.

E, de uma hora para outra, este grupo se transforma num conjunto de pessoas animadas e encorajadas. Abrem as portas e começam a falar sem medo aos quatro ventos.

O que aconteceu com eles ? Como explicar esta transformação radical ?

A Bíblia diz que Deus enviou o Espírito Santo e, onde este estiver, começam a acontecer coisas milagrosas.

Mas o que significa isto ?

A Bíblia fala em fogo e vento. O vento empurra, levanta, põe em movimento.

O vento renova o ar viciado e faz andar.

O fogo aquece e produz luz e calor.

Em outras palavras: Deus põe vida nestas pessoas.

E estas são levadas a falar do que este Deus tem feito nas suas vidas.

Desta forma Deus começa a construir a sua igreja, uma igreja eterna, feita de pedras vivas, na qual o Cristo é a pedra angular.

E o Espírito Santo está ali onde esta palavra é pregada e aceita como algo que vem de Deus, além de reunir estas pessoas numa comunidade.

Assim, Pentecostes é o contrário do que aconteceu em BABEL.

Em BABEL as pessoas se separaram, porque queriam subir, chegar ao céu, queriam fazer grande o seu nome. E queriam até mesmo usar Deus como instrumento de seus planos criativos.

Cada qual estava preocupado com o seu prestígio e com isto o diálogo e a comunicação ficam prejudicados.

E então, as palavras, por mais banais que sejam, tornam-se meios de auto-afirmação.

Este tipo de religião não cria união, mas confusão e separação.

Pentecostes indica um rumo diferente.

Num mundo cheio de torres, de religiões, de opiniãos políticas, filosóficas e religiosas, Deus cria uma nova vida. E o faz por meio da Sua palavra.

E, enquanto pessoas falam dos feitos de Deus, cria-se reconciliação e aproximação.

e com nossas simples palavras podemos aproximar, curar, animar e consolar, quanto mais não será possível com a palavra de Deus?

E esta palavra anuncia que Deus não é um Deus ausente, mas que continua a agir e jamais abandona os que nele confiam.

Esta palavra une e congrega os que a a ouvem e aceitam. E, uma vez aceita, esta palavra leva a falar, a servir e a amar.

Ela dá nova vida, conforta, consola, guia e orienta na vida. E nos dá a certeza de que jamais estamos sozinhos neste mundo. E é, por isto, que o nosso mundo tem salvação.

________________________________________
Rev. Armindo L. Müller *

* Armindo L. Müller nasceu em Panambi (ex-Neu Württemberg) - na época ainda pertencente ao município de Cruz Alta - a terra de Érico Veríssimo) em 01.09.1942, como filho mais velho de Artur Teodoro Müller e Hilda Radmann Müller.

É descendente de um dos três pioneiros da localidade, fundada em 1899 por imigrantes alemães...

fonte: http://www.luteranos.com.br/mensagem/061.htm

postado por Heleida
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui