Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Prece ao povo brasileiro II -- 10/07/2008 - 15:53 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prece ao povo brasileiro II. (acidente TAM-17.07.2007)
Ana Zélia

Meu Deus! Já estás cansado de ouvir tantas preces.
Até um animal faz uma prece quando pode antes da morte. O olhar triste ao algoz...
Nós não podemos fazer isto.
Em menos de um ano, 29.09.2006, cento e cinquenta e quatro seres humanos, passageiros do vóo GOL 1907, após colidir com o jatinho da morte, em pleno ar, fizeram da selva o cemitério de almas vagantes,
sem corpos, todos mutilados...
A tragédia se repete, 17.07.2007, exatamente às 18h50.
Vóo TAM JJ 3054, mais de duas dezenas de seres humanos, crianças, passageiros da agonia,
explodem dentro do depósito de cargas da TAM.
Fim de linha, pista, um aeroporto enorme,
incapaz de suportar uma aeronave com mais de 170 passageiros oriundos de Porto Alegre, destinos variados...

Lembro-me de uma aterrisagem dentro de uma cabine da VARIG, em Santarém, a convite do comandante.
Reprise: A aeronave se aproxima aos poucos como se buscasse o chão, acende-se as luzes no pátio, são multicoloridas.
Numa maestria, desce o trem de pouso, comandante e torre em contato via rádio, e o "Pássaro dourado" vão tomando chegada, as rodas do trem de pouso tocam o solo, o avião acelera em linha reta, como a frear, aos poucos vai amortecendo o ruído e a velocidade até parada final.
Abrir portas...

_ Meu Deus! O Brasil perdeu a rota de comando, virou apagão, nada funciona, até o céu perdeu o limite.
A terra é uma loucura, há violência em cada parte, num terreno delimitado como o aeroporto não tem traves, rotas de fugas, nada...
Desesperados, da cabine de comando ouvimos gritos de ordens últimas: "... vira, vira, vira..." E aquele monstro não obedece, o destino está traçado, hora marcada, encontros de tantos...
Atravessa a rua principal e como um bicho ferido adentra o pavilhão da própria empresa, levando consigo mais pessoas.


O avião explode, encaixa dentro de um pavimento, o fogo se alastra, servidores que trabalham no prédio pedem ajuda, pulam dos andares,
a fumaça é intensa, o calor é de mais de 1.000º. É o inferno na terra.

Meu Deus! O que falta? Perdemos a fé na obra maior de Santos Dumont?

Há quase um mês, 27.06.2007 vim de Guarulhos num vóo da TAM, ficamos 2h40´ no pátio, aguardando ordens da torre para levantar vóo. Aeronave lotada, luzes acessas, sons de rádio em altura quase máxima, passei mal.
Após autorizado voamos quase quatro horas até Manaus. Sem contratempos.

Meu Deus! Como aguentas a tantos pedidos?
Só a Senhora do Socorro, se iguala aos números de pedidos.

Não seria hora de nós brasileiros, passageiros, tripulantes, controladores de vóos,
Autoridades, representantes do povo, da sociedade, Ministério Público, JUSTIÇA, irmanados encontrarmos a solução.

A Constituição, o Estado assegura a todos o direito à vida. Por que estamos tendo apenas o direito à Morte?
Pior é que "desconhecemos" nossos feitores...

Desperta Brasil! _ Conheces a previsão de quantos ainda morrerão num futuro próximo?

O medo toma conta de todos nós.
A tripulação obrigada a trabalhar mesmo sem condição, se perder o emprego passarão fome, o Brasil faliu.

Faliu em tudo, principalmente na dignidade de sermos um país de povo solidário, que chora pela perda de seus filhos como se fóssemos pais, filhos, esposas, esposos, parentes de todos eles que partiram sem corpos.
Suas almas vagam em torno de sacos pretos, apodrecidos, tostados...

E a RESPONSABILIDADE?

Autoridades que nos mandam "Deitar e gozar?". Que diz está tudo sob controle e o controle não sabemos se é da TV, de um canal qualquer...
Poucos viajam em aviões de carreira, o Chefe da Nação passa ao largo.
Tem direito a usar avião próprio ao cargo.
Corremos perigo.
Por favor, Senhor, coloca toda a tua falange de anjos, santos, todas as Mães que sendo Tua, destes a nós.
Manda que elas nos segurem nos braços como seguram o Filho de Deus, segurem também as aeronaves, repletas de pais de famílias, de seres humanos.

Não acreditamos mais nas autoridades terrestres, são falhas e para alguns a vida vale menos que um prato de comida. As indenizações levam anos e anos para serem pagas.
Perde-se tempo demais e morre-se em miléssimos de segundos.

Perdoa Senhor, a minha revolta não é contra Ti, mas, contra o descaso, a falta de vergonha, de coragem, de trabalho de quem o deve fazer...

Belém-PA, 21.07.2007 (18.30)

Ana ZÉLIA (Manaus-AM)























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui