Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->AH! MANAUS! -- 17/05/2009 - 14:53 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AH! MANAUS!
Ana Zélia

Quando haverá outra vez esperanças?
Continuas açoitando teus filhos como se feitora fosses.
Se te cobram benesses, revolta-te e punes.
Se te cobram direitos, os feitores baixam o açoite.
Se te pedem clemência, quando se obrigam ao exílio em busca de melhorias, cursos. Devoras.
E negas a nós, aos nossos filhos, mesmo com tantas faculdades, não temos cursos de mestrados, doutorados a contento nos setores básicos, elementares.

Distante dos grandes centros, distante de tudo, em meio à selva te tornaste o "Monstro Sagrado" da floresta, a "Cobra Grande" que os mergulhadores viram nos anos de 1954 quando da queda de um avião no Encontro das Águas.
A cada mudança, rompem-se os sonhos, é molestada pelas enchentes dos grandes rios, pela destruição das geleiras e ainda pensas em gasoduto? Em sediar a Copa de 2014?
Tens profissional qualificado pra isto? Ou nos prepara um genocídio?

Como te enganas. És como dizia minha avó: "Por cima cambraia gaza, por baixo, molambo só!", de "Cidade Sorriso", és a mais feia desde a entrada do cais. Temos a impressão de que estamos em Bagdá, nos mercados sujos e imundos da índia, daquela que a novela não mostra. Faz nojo Manaus o centro da cidade.

Sinto dó e muita pena de ti, porque sendo tua filha, nasci em teu berço e me orgulho disto, não tive forças para alertar meus alunos, desde aqueles lá da Estrada Manaus-Itacoatiara, km. 82, hoje Município do Rio Preto da Eva, não tive coragem como advogada de ingressar na política, mesmo sendo treinada para tal.

Criar projetos que te fizessem bela, que cada empresa do Distrito Industrial empregasse os filhos da terra, que as escolas técnicas, os cursos do magistério, que preparavam jovens para educarem, não fossem extintos. Quanta falta nos faz.
O que nunca tivemos aqui se tornou rotineiro, o tráfico correndo frouxo, traficantes matando e morrendo, quase todos jovens, assaltos cinematográficos de gente oriundas de outros estados e que de passagem vão levando como as enxurradas todo o nosso bem maior, a VIDA, a DIGNIDADE.


Onde está a Manaus dos sonhos?

"MANAUS MEU CIÚME".

"ORGULHO DE SER AMAZONENSE", tocado nas rádios, mostrado na telinha vinte e quatro horas?
Ou perdi o juízo, ou estamos sendo enganados. Qualquer pessoa em sã consciência vê a Manaus triste, repleta de buracos, ónibus velhos, caindo aos pedaços, parados em qualquer esquina da cidade por falta de manutenção, de fiscalização, buracos engolindo casas, gente. Crianças morrendo engolidas vivas pelo barro frio.



Ah! MANAUS! QUANDO HAVERÁ OUTRA VEZ ESPERANÇA?





Reflitamos: Nossos representantes discutem o sexo dos anjos, o como massacrar mais e mais a população, retirando direitos que nos custaram vidas, como a meia-passagem, quantos enfrentamentos, policia versus estudantes; fizemos parte disto e eles mudam a lei em benefício de empresas.

Olhem Manaus com mais carinho, torne-a a cidade onde se possa viver, vencer com dignidade. Como está não dá pra ficar.

Faz parte do Brasil.

O País das promessas não cumpridas, do futuro que não chega, das riquezas saqueadas e dos sonhos amortalhados.
Reage Manaus, ainda há tempo.


Xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Manaus, 17 de maio de 2009.
Nota da autora- Como Amazonense preocupa-me tanta miséria que estamos vendo, como Manauara, muito mais, porque aterraram nossos igarapés e as águas estão entrando cidade a dentro pelos poucos esgotos existentes. Faz pena ver a minha Manaus tão feia, tão suja. Só nos cabe usar das letras e emitirmos nosso grito de cabocla, de guerreira. Ana Zélia

Martin Luther King dizia:

"Se um homem não tem nada por que lutar até a morte, então ele não está preparado para a vida. A questão não é quanto tempo se vive, mas de que forma se vive".


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui