Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62308 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Edir, o pastor (a saga de Jack, cap. 8) -- 18/09/2001 - 12:30 (Flavio Costa Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Edir quando nasceu sempre se mostrou uma criança superdotada, caminhou com as próprias pernas muito cedo, nem bem fez um ano e já sabia falar. Sua liderança sobre as demais crianças era impressionante, além de seu poder de manipulação sobre os adultos.

Sua vida na escola foi fantástica, sempre tirou as melhores notas, era um líder natural, todos acreditavam nele, inclusive os professores, devido ao seu poder de persuasão. Criou uma agremiação dos alunos a qual foi eleito Presidente, e neste momento mostrou seu outro dom, o de meter a mão no dinheiro alheio.

Depois do golpe na agremiação do colégio, Edir iniciou uma carreira sem precedentes. Passando pela Universidade, limpou o cofre do DCE, entrou para a UNE, onde meteu a mão no dinheiro também, mas ele fazia a coisa com tanta classe, que ninguém desconfiava dele, e ainda por cima sempre dava um jeitinho de colocar a culpa em algum desafeto, para a coisa ficar mais “engraçada”.

Uma vez formado, passou a trabalhar na empresa do tio, que poucos anos depois faliu. O tio ficara na miséria, mas Edir saiu extremamente rico da sociedade. Aproveitando a vida com o dinheiro que “ganhara” da sociedade, em uma praia paradisíaca, sendo servido por uma morena estonteante, Edir teve a grande idéia de sua vida.

Com todo o seu poder da palavra, e sem nenhum escrúpulo, Edir decidiu fundar uma seita evangélica, onde pregaria que o dinheiro é coisa do Diabo, e que todos deveriam se desfazer dele, claro que doando para a Igreja a fim de que pessoas pobres pudessem ser beneficiadas. Depois da arrecadação das doações, quando Edir estava sozinho, ele sempre cantava a mesma música: “eu sou pobre, pobre, pobre …”, aí então falava: “bem, se eu sou pobre, devo ficar então com o dinheiro”. E começa a dar gargalhadas até não poder mais.

O requinte para tirar o dinheiro dos pobres beirava a crueldade, até Maquiavel ficaria com inveja da sagacidade de Edir. Uma vez ele criou o dízimo do futuro, a pessoa pagaria 10% do que pretendia ganhar no futuro, um “investimento divino”, como ele gostava de dizer.

O tempo foi passando, a seita crescera tanto que já tinha até atingido outros países. Edir comprara uma rede de televisão, rádio e jornal, tornando-se uma verdadeira potência. Os políticos o temiam mais do que respeitavam, mas não conseguiam provar nada contra ele, e seus fiéis escutavam somente o que ele dizia. Seu próximo passo estava acertado, seria candidato a Presidente da República, e todas as pesquisas davam vitória certa a Edir já no primeiro turno.

Neste momento da sua vida, Edir às vezes se confundia, passando a acreditar em suas próprias palavras, em delírios de grandeza, em seus sermões costumava dizer que conversava com anjos. No lançamento de sua candidatura, Edir escolheu um local no campo, onde faria um evento de proporções monumentais, milhares de pessoas orando por ele. Quando o sermão iniciou, Edir falou que um anjo iria aparecer para ele naquele momento,e para surpresa geral de todos, mais ainda de Edir, realmente apareceu o Anjo.

Edir estava em êxtase, ele não podia acreditar, um anjo realmente aparecera, e estendeu sua mão para ele. A energia vinda do anjo era inexplicável, e os dois elevaram-se do solo e, lá de cima, de mãos dadas com o anjo, Edir olhava todas aquelas pessoas orando, chorando, exaltando o nome de Edir, o filho mais próximo de Deus. Foi quando Edir perguntara como ele podia voar também como o anjo, e este respondeu que, enquanto os dois estivessem de mãos dadas, ele poderia voar também.

A mais de cem metros de altura, Edir se achava a criatura mais poderosa do mundo, não bastava mais ser Presidente da República, queria ser o Imperador do Mundo. Foi quando se deu por conta que não perguntara o nome do anjo, percebendo os pensamentos de Edir este respondera que seu nome era Jack.

Depois de alguns minutos, Jack falou que tinha um compromisso urgente e que precisava retirar-se imediatamente. Edir pediu então que o anjo o descesse até a multidão que o aguardava, mas Jack disse sentir muito mas estava extremamente atrasado, falou adeus para Edir e retirou-se.

Durante a queda, embora tivesse durasse apenas alguns segundos, foi uma eternidade para Edir, onde toda a sua vida de falcatruas passara na frente de seus olhos. Finalmente, o choque contra o chão e a morte imediata.


* * * * * * * * * * * * * * * *

Quando Edir acordou, encontro-se cara a cara com Jack que começou a falar que devido a todas as atitudes deste em vida, para poder ir para o céu, Edir teria que convencer algumas pessoas que não acreditavam em Deus, que ele realmente existia, e quando Edir convencesse todas elas, então ele poderia então ter seu lugar no paraíso.

Esta é fácil, pensou Edir, convencer alguém era com ele mesmo. Quando ele viu aqueles milhares de pessoas questionando a existência de Deus, Edir preparou-se para discursar, mas Jack interrompeu-o, dizendo que ele teria que falar com cada um individualmente. Edir não se abateu, começou a sua longa tarefa, e depois de algumas horas conversando com cada um deles, convenceu a todos da existência de Deus.

Edir chamou Jack e disse que a tarefa estava cumprida, mas quando eles chegaram juntos aos descrentes, Edir constatou que todos estavam discutindo de novo a existência ou não de Deus. Foi quando ele concluiu que, após falar e convencer individualmente cada um, quando eles voltavam a falar com os outros em grupo, passavam a duvidar novamente, o que tornava sua tarefa impossível.

Jack apenas sorriu para Edir, e afastou-se dizendo que impossível não era, apenas que levaria um pouco mais de tempo que ele imaginara inicialmente, mas que tempo não era problema, a eternidade não se preocupa com estes detalhes. Edir retornou a sua tarefa, sabendo que todo seu esforço era inútil.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui