Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Princípios sobre a Inteligência -- 16/08/2003 - 13:13 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Não se poderia escrever um livro sobre desenvolvimento da mente sem se falar sobre os princípios presentes por trás da inteligência. Ao estudar dinâmica de sistemas e inteligência de sistemas, pude categorizar diversos níveis de estudo dos princípios inteligentes enraizados na mente. Dentre eles citam-se:



- Lógica Booleana

- Processamento baseado em Lógica Booleana

- Controle baseado em Lógica Booleana

- Dinâmica de Sistemas Mecânicos baseado em Lógica Booleana

- Fluxo de Processos

- Princípios de Memória

- Fenômeno Físico de Ressonância

- Ressonância de Sistemas

- Princípios de Rádio Frequência

- Ressonância Remota como Princípios da Telepatia e de Telecinese.

- Emoções como Resposta Ressonante da Mente

- Sentimento: Ressonância Controlada

- Lógica Fuzzy

- Processamento baseado em Lógica Fuzzy

- Controle baseado em Lógica Fuzzy

- Dinâmica de Sistemas Mecânicos baseado em Lógica Fuzzy

- Rede de Petri para Simulação e Controle de Dinâmica de Sistemas

- Princípios de Inteligência Artificial

- A Mente como um Sistema Híbrido Booleano, Fuzzy e Ressonante

- Intuição X Razão X Emoção

- Princípios de Potencialização da Mente





Categoriza-se por lógica booleana, toda a lógica identificada como derivada da lógica baseada em eventos verdadeiros ou falsos. Uma sentença pode ser formulada e caso a sentença seja verdadeira ocorra determinada consequência, caso a sentença seja falsa, ocorra outra consequêcia.

A lógica booleana, formada por Verdadeiro ou Falso, deu origem a lógica binária formada em computação por 0 e 1. Esta codificação permitiu que todo o Universo de Tecnologia de Informação fosse construído sobre esta lógica.

Quase 100 % dos Programas computacionais utilizados atualmente são trabalhados sobre a lógica booleana. Ou seja, quase todo o potencial de Tecnologia de Informação que atualmente controla e manipula o mundo todo, foi construído sobre uma arquitetura lógica encadeada ou derivada da lógica booleana. Isto dá uma idéia da importância deste conceito de lógica sobre o mundo atual e sobre a mente humana.

Foram criados uma série de operadores matemáticos, cujos computadores são capazes de interpretar através desta lógica. Muito de nossa capacidade de raciocínio foi desenvolvido sobre essa lógica, uma vez que de uma maneira ou de outra o nosso raciocínio trabalha muito sobre comparações.

Diversos processos de controle sobre equipamentos e máquinas também foram construído sobre esta lógica, uma vez que operam com relês ou com PLC (Controladores Lógicos Programáveis), que permanecem abertos ou fechados como chaves lógicas, condicionando assim os circuitos elétricos.

Alguns dos operadores matemáticos mais importantes que operam sobre essa lógica são as condições E, OU e NÃO. O operador E exige que todas as condições da sentença sejam verdadeiras para que a sentença seja verdadeira. Já o operador OU exige que pelo menos uma das condições da sentença seja verdadeira para que a sentença seja verdadeira e o operador NÃO altera de falso para verdadeiro ou de verdadeiro para falso a sentença original.

Devido a simplicidade dos operadores da lógica booleana, a mente humana aprendeu durante um processo de educação fomentado pela matemática a operar sobre esta lógica. Principalmente atuando através de comparações.

De certa forma, o nosso raciocínio está relativamente condicionado a operar sob a lógica booleana, apesar de que esta lógica possui um certo limite de operação. Por exemplo, condicionamos a nossa mente a saber se uma cor é ou não azul, se uma pessoa é baixa ou alta, se uma música é ou não agradável, se uma pessoa é ou não simpática.

Com estas comparações a mente aprende a operar e se condiciona através de características distintas e semelhantes. Ou seja, de certa forma pode-se afirmar que a mente humana se desenvolve desde a infância baseada em um condicionamento criado através de lógica booleana.

Outra característica bastante notável na mente é a capacidade ou a necessidade de sequenciamento. O sequenciamento pode ser representado através de fluxos de processos.

Os fluxos de processos são uma ferramenta matemática gráfica capaz de representar um encadeamento lógico de raciocínio. Qualquer seqüência de raciocínio e pensamento pode ser representada através de fluxos de processos. Uma seqüência de raciocínio facilita a transmissão de uma determinada idéia ou pensamento. Sempre que se transmite um determinado raciocínio, utiliza-se seqüenciamento de idéias para simplificar e até conduzir uma boa didática para a melhor compreensão destas idéias.

Uma outra característica absolutamento fundamental no processo mental, chama-se memória. Todo e qualquer processo inteligente passa por características marcantes no aspecto memória. A memória intelectual remete eventos ou situações ao eventos ou situações passadas de uma forma ou de outra registrada e gravada na memória. Os mecanismos de memória da mente humana, ainda são bastante desconhecidos, mas não há dúvida que a memória da matéria está 100 % relacionada com processos vibracionais e de ressonância.

O processo de aprendizado realizado em praticamente todas as escolas está intimamente relacionada com um processo de realização de repetição. Quando realizamos repetição mental, ou repetição oral, ou repetição auditiva, ou repetição visual, ou repetição olfativa, ou repetição degustativa, realizamos, em verdade, um processo de ressonância vibracional e associação, onde a mente passa a trabalhar diretamente relacionando a associação realizada com o processo vibracional aferido seja pela mente, pela voz, pelo som, pela imagem, pelo cheiro ou pelo paladar.

Compreender o processo de ressonância vibracional é fundamental para compreender os mecanismos de memória e os mecanismos de telecinese e telepatia. Vamos então entender o que é ressonância.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui