Usina de Letras
Usina de Letras
9 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cantar de Improviso -- 16/08/2003 - 13:20 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Quantas pessoas você conhece que cantam bem e muito bem de baixo do chuveiro e quando se apresentam em frente ao público possui uma inibição e uma dificuldade enorme de entoar a voz. Isso ocorre devido ao fato de que as pessoas, ao estarem sozinhas de baixo do chuveiro, libertam suas emoções e permitem-se cantar com a alma, com o sentimento e com a intuição.

Os grandes cantores, que empolgam multidões de fãs, não cantam com a voz, somente, mas sim, entoam o som a partir da sensibilidade de suas almas. Para atingir tal status de propagação da energia pela alma, um recurso muito útil e muito eficaz é a libertação sobre a forma, o que permite, principalmente, aos músicos de jazz, de swing e de bossa nova realizar grandes sequências melódicas e harmônicas através do improviso.

Técnicas diversas de improviso, permitem ao músico uma grande libertação e potencialização sobre a intuição sonora e musical. Este tipo de criação promove um grande desenvolvimento criativo e motor. Ou seja, permite uma libertação da mente sobre uma forma preconcebida, o que disperta na mente algo mais que simples liberdade de forma, mas sim potencializa todo um controle mental sobre os músculos e sobre a audição.

Na grande maioria das escolas de música, observa-se uma tendência para fortalecer a forma e a técnica. Penso que ambas são muito importante no desenvolvimento de qualquer músico, mas sem sombra de dúvida alguma, que se houvesse uma preponderância sobre a liberdade de criação, surgiria, sem sobra de dúvida, um grande crescimento sobre a diversificação das correntes musicais de todo o mundo.

Esta técnica de improviso musical permite dispertar a acuracidade auditiva e aumenta sensívelmente a intuição sonora. Pensando que todos os processos no Universo (desde uma grande tragédia até uma consoante sinfonia em um dia chuvoso), podem ser representados ou associados através de uma sequência musical de maneira ressonante, ou seja se aumentarmos a intuição sonora, isto reflete-nos em um aumento da intuição em relação a nossa interação com o Universo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui