Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Praticar Esporte utilizando ao Máximo a Intuição -- 16/08/2003 - 13:22 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Da mesma maneira que a música permite desenvolver a intuição auditiva e vocal, o esporte permite desenvolver a intuição espacial e neuro-muscular. Atividades esportivas ou exercícios e práticas musculares que permitem treinar reflexos são excelentes para o desenvolvimento destas categorias de intuição.

Algumas práticas esportivas, tais como artes marciais e yoga, permitem desenvolver intensamente a intuição espacial e a harmonia interior. Esportes coletivos permitem desenvolver o espírito de integração e de cooperação. Atividades com animais, tais como hóquei e equitação facilitam enormemente a relação do homem com os seres a sua volta. Esportes que utilizam bola desenvolve uma condição de dinâmica espacial fabulosa.

Apesar de todos estes potenciais a serem desenvolvidos através do esporte, tanto os praticantes quanto os orientadores esportivos procuram trabalhar a prática esportiva de maneira muito racional e pouco intuitiva. Como se a capacidade de improviso devesse ceder espaço para a técnica e a disciplina. Não há dúvida que a técnica e a disciplina são essenciais para um bom amadurecimento e desenvolvimento da prática esportiva, no entanto, se fosse trabalhado também a capacidade de improvisação e a intuição tanto individual como coletiva, seríamos capazes de fazer o impossível, ou melhor o improvável, pois quando se trata das capacidades da mente, não há absolutamente nada que seja realmente impossível.

Um outro conceito pouco trabalhado nas atividades esportivas e que geram um resultado absolutamente incrível em relação às capacidades neuro-musculares é quando se deseja trabalhar um esporte específico, ao invés de se treinar somente este esporte, desenvolver treinos e atividades relativas a outros esportes, para desenvolver potenciais não trabalhados pelo esporte fim. Este tipo de prática deveria ser muito mais trabalhado principalmente quando se trata de esporte competitivo, pois alguns esportes tem a capacidade de desenvolver habilidades pouco trabalhadas por outros.

Através de práticas de kung-fu ou mesmo ai-ki-do, por exemplo, pode-se desenvolver um grande potencial para se conhecer intuitivamente as ações dos oponentes em esportes, tais como futebol, basket, e outros. As ações e os reflexos trabalhados em artes marciais propiciam fortemente o desenvolvimento de algumas capacidades da mente como, por exemplo, a pre-cognição.

Imagine, por exemplo, um jogador de tênis que pensa, sente e age como um mestre de karatê e um outro tenista que pensa, sente e age como tenista. Não há dúvida, que o desenvolvimento do karatê permite ao primeiro tenista uma supremacia em relação ao controle da mente, do corpo e do espaço a sua volta e que estas características permitem que ele as utilize durante a prática do tênis e durante a vida.

Um outro trabalho interessante e que pode ser desenvolvido em relação às práticas esportivas trata-se da habilidade que pode ser treinada com a diminuição do sinal óptico. Imagine, por exemplo, um jogador de futebol que utiliza a visão para todos os movimentos que realiza em campo. Se ele pudesse treinar os movimentos dentro de campo menos através da visão, e mais através da intuição, ele poderia utilizar uma fonte de conhecimento e de inteligência que supera a sua em relação às possibilidades coletivas de presente, passado e futuro de uma determinada jogada.

A minimização do sinal óptico permite diminuir a dependência que a mente tem de processar informações ópticas para tomar uma decisão, permitindo, assim, que os movimentos espaciais se tornem mais intuitivos e menos raciocinados, tornando-os mais naturais, mais precisos e mais rápidos. Não é preciso dizer que estas características são absolutamente fundamentais para atletas profissionais ou amadores competitivos.

Um bom exemplo ocorre com os corredores de provas de curta distância como os 100m rasos. Nesta prova os corredores realizam uma carga de explosão muscular absolutamente incrível durante 10 a 12 segundos. Toda a concentração mental está focada em um trabalho muscular intenso e coordenado, onde o maior obstáculo é a distância de onde eles se encontram em relação a linha de chegada. Existem algumas técnicas onde se pode criar um deslocamento espacial instantâneo. Toda a Física Quântica é baseada nesta teoria. Onde ocorre um deslocamento espacial sem que haja tempo para representar velocidade ou se alguém preferir determinar uma velocidade infinita. Trata-se, de certa forma, de um processo de desmaterialização e materialização remota instantânea. Pois bem, o homem pode conseguir controlar este tipo de fenômeno. Uma vez que todos os nossos componentes eletrônicos sofrem este processo o tempo todo, isto significa que de alguma maneira sofremos ação de desmaterialização e materialização o tempo todo e que de alguma maneira isto pode ser feito e também controlado.

Quando a Teoria da Relatividade foi desenvolvida, Einstein partiu de um pressuposto, onde afirma que a velocidade da luz seria a velocidade limite, isto pois o paradigma do espaço-tempo onipresente não deveria ser violado. A Teoria Quântica veio de certa forma derrubar este conceito. A Onipresença, Onipotência e Onisciência não somente é possível e viável como também passível de ser treinada.

E algumas técnicas esportivas são bastante intensas e propiciam determinados processos de desenvolvimento de possibilidades absolutamente fantásticos.

Uma ferramenta bastante prática no esporte trata-se do processo de se enfrentar o medo. O medo é um processo mental que faz parte do dia a dia de todos os seres. Dominar o medo é um dos maiores triunfos que um ser pode alcançar. Como, durante a participação de atividades esportivas, de certa forma simulamos condições de emoções instáveis, o praticante consegue aprender a enfrentar situações difíceis, situações de derrota e principalmente situações de insegurança e medo.

Movimentos repentinos, tais quais deslocamentos espaciais rápidos permitem desenvolver reflexos, assim como, movimentos lentos permitem desenvolver a paz interior e a tranqüilidade.

A questão do trabalho emocional no esporte também é fundamental. São poucas as atividades humanas que movimentam tanto e tão intensamente as emoçôes. O esporte movimenta fortemente as emoções humanas, no entanto, devido a este processo emocional intenso, o esporte gera no ser humano um processo de competição e rivalidade o que de certa forma é bastante questionável quanto aos verdadeiros valores que são realmente importantes para a alma humana.

Isto significa que apesar de que as atividades esportivas permitem desenvolvimentos de algumas habilidades importantes e fundamentais para a vida, também gera situações não tão positivas e que devem ser controladas e inclusive contornadas.

Um treinamento mental bastante interessante para a prática de atividades esportivas, é o processo de direcionar a atenção mental para todo o processo à volta do atleta. A visão de certa forma é utilizada como ferramenta de foco de atenção, no entanto, a atenção pode ser direcionada para pontos geográficos não posicionados pela visão. Este processo habilita muito fortemente o desenvolvimento da intuição espacial e da recepção de informações de todas as direções. Uma extensão do processo de desenvolvimento da atenção não direcionada, trata-se do desenvolvimento da atenção a espacial e a temporal, onde se pode receber informações inclusive de processos futuros, passados e remotos.

Sim, não a sombra de dúvida de que atividades esportivas são fundamentais para o processo de desenvolvimento das capacidades e habilidades da mente, e devem ser praticadas intensamente por pessoas que tem como objetivo de vida a melhora interior.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui