Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Morte de um amigo -- 25/03/2013 - 10:39 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Morte de um amigo

Aroldo Arão de Medeiros

Estamos há algum tempo longe do Cláudio. Dizer que foi um dos maiores amigos que tive é falar o óbvio. Que foi o melhor chefe em 35 anos de trabalho, idem.
Quando meu primeiro filho tinha dez anos foi aprender um pouco da vida num grupo de escoteiros. A chefa, akelá (chefe da Alcatéia que é o lobo mais velho a quem todos os outros lobos devem respeito) é irmã do Cláudio. O laço de afinidades só aumentou.
Lembro que sua alcunha entre nós, infelizmente apagada com o passar do tempo, era Enciclopédia. Sabia tudo de futebol. Além disso, tratava a bola com uma elegància sem igual.
Conversávamos sempre antes das partidas de dominó. Os assuntos diversificavam bastante: trabalho, futebol, bares, dominó e música. Tocando em música, desculpem o trocadilho, nas minhas Bodas de Prata, o Cláudio alegrou os convidados com sua voz agradável. Fazia o mesmo nas festas de final de ano de nossa turma.
Ultimamente escutava-o bastante sobre os acontecimentos que o preocupavam: seu filho. Eu ouvia e falava pouco. Só podia dizer que o rapaz melhoraria. Sentia que andava muito triste, mas pouco deixava transparecer.
Fiquei muito aborrecido em não me despedir no último dia que esteve entre nós. Segundo nosso amigo Sá Brito:
"Perdemos o companheiro mais afável de nosso convívio semanal. Perdemos o nosso gentleman, esse exemplo cada vez mais raro de indivíduo que transborda educação. Perdemos o homem de fino trato, sempre atento aos demais, sempre preocupado com os outros. Perdemos o amigo generoso. Perdemos o companheiro do gesto afetivo, da fala mansa, do sorriso simpático. Perdemos aquele que jamais foi brusco, rude ou grosseiro com quer que seja. Perdemos o que extravasava gentileza, o que vertia delicadeza por todos os poros. Perdemos. Perdemos muito. Perdemos a chance de revê-lo toda quarta-feira, subindo lentamente a rampa que nos conduz ao espaço onde nos divertimos com o jogo de dominó. Perdemos o aperto de mão seguido de uma leve curvatura do tronco, típica de quem reverencia e respeita. Perdemos a calma no jogo, estivesse vencendo ou não. Perdemos a modéstia de quem jamais arrogou qualquer conhecimento ou habilidade maior do que os outros. Perdemos a humildade de quem sempre enfatizava que pouco sabia jogar. Perdemos, sem dúvida, um dos melhores parceiros. Perdemos. Perdemos muito nesta semana. Perdemos todos".
Ganhamos o exemplo a seguir. Tentaremos tratar as pessoas como ele tratava. Sorriremos com mais simpatia. A beleza da vida está em tratá-la com graça e delicadeza. Isso também ele nos ensinou. Se tivermos a metade da elegància que ele possuía ao cumprimentar as pessoas sairemos no lucro e com crédito para com os amigos. Muito ainda temos que aprender com o que ele deixou: ficar calmos nas disputas, sermos modestos, mesmo estando entre os três melhores.
Como escreveu Martinho da Vila:
"Morrer é descansar. Não se deve ter medo da morte porque só é concebível o temor de uma coisa ruim que pode acontecer e morrer não é uma coisa possível, é certa. Dependendo das nossas ações aqui na Terra a morte pode ser a felicidade que se procura em vida".
Trabalhastes muito e descansastes. Cláudio foi sem medo. Deixastes muitas pessoas tristes, mas felizes por poderem dizer: Eu fui um amigo do Cláudio.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 97 vezesFale com o autor