Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A HOLÍSTICA E A MÚSICA PRIMORDIAL -- 12/07/2001 - 00:42 (denison souza borges) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Holística e a Música Primordial



Particularmente considero importante o conhecimento do paradigma holístico como forma de desaceleração da inércia analítico-fragmentária da nossa sociedade e não como forma radical de transformação de ver as coisas, orientalizando violentamente o nosso quotidiano ocidental. Segundo o Oriente, o Universo é um incrível Oceano de Matéria Consciente, evolutivamente intencionado em padrões pulsáteis de equilíbrio rítmico. Sem sequer o percebermos, vivemos num "sonho" permanente, compartilhado com as pessoas que nos rodeiam; e reconhecer os limites do nosso habitual estado de Consciência é tarefa árdua e necessária, apesar de ser o único estado que conhecemos. Em momentos especiais, quando contemplamos uma obra de arte, por exemplo, despertamos para uma percepção intuitiva superior, mas este estado costuma escapar.

Sempre olhei a "Realidade" como uma convenção validada por um consenso arbitrário e qualquer estado de percepção diferente causa um alarde nos nossos marcos de admissão e crenças.

Neste momento entra o papel da Arte. O artista cria e revela uma nova visão, uma nova dimensão. Através de uma viagem pelas artes, podemos experimentar explorações em espaços não-habituais de consciência. É uma espécie de ensaio para a Viagem Autêntica de Re-encontro com si mesmo. A música, em especial, é uma arte catalisadora dos processos mentais que ativa material inconsciente e ativa informações holísticas que transcendem os nossos sistemas lineares de raciocínio.

Por isso a música é tão sedutora e de fácil assimilação - talvez a arte mais acessível ao povo em geral. E temos que considerar que a música é uma linguagem universal e é uma eficiente forma de comunicação entre o Ocidente e o Oriente.

A audição da sociedade ocidental, em relação ao mundo, é reducionista e atomista. Decompomos uma Totalidade em equilíbrio dinâmico em partes fragmentadas tentando mudar o ambiente que nos rodeia em vez de modificarmos à nós mesmos. Os animais e plantas, normalmente, evoluem adaptando-se ao ambiente, em um derivar natural. Um mundo de paz se constrói com canções de ninar e não com pílulas tranquilizantes.

A Vida contém uma música essencial. Se procuro viver de acordo com esta Melodia Primordial que nos transcende, estou em sintonia com todos que estão também bailando sob o pulsar deste Ritmo.Seguir a Melodia Primordial é ter atenção. A simples presença consciente, a atenção permanente, deriva numa estabilidade mental e no seu consequente equilíbrio somático.

A realidade ordinária pode ser visto como o somatório de vários pontos de vista, mas a Percepção mais Elevada supera este estado confuso das pessoas.

A resposta do fim dos seus sofrimentos não está no aumento do salário, na justiça sobre a Terra, na maior busca de cultura ou no esmagamento das emoções negativas. A resposta não se encontra fora.

Ninguém vai dizê-la à você.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui