Usina de Letras
Usina de Letras
182 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Uma verdadeira arte -- 15/04/2013 - 14:35 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

        Uma verdadeira arte

        Carlos Lúcio Gontijo

        Nada nos causa mais desalento que o contato com tanta gente sem talento em busca de holofotes e, em muitos casos, conseguindo a atenção da grande mídia, cada vez mais especializada na promoção de produtos culturais desprovidos de qualquer valor relevante ou capaz de contribuir, ainda que minimamente, para a construção de um mundo melhor.

      Andamos preocupados com o futuro da arte da palavra escrita, pois fazê-la valer é uma peripécia de difícil materialização, uma verdadeira arte num mundo em que se conta mais gente que se diz poeta que consumidores de poesia. É mais ou menos como acontece no facebook, uma temerária terra de ninguém, onde todo navegante se transforma em jornalista, por detrás do biombo invisível da comunicação virtual.

      São muitos os autores que escrevem um livro e sonham, com essa única experiência editorial, alcançar estrondoso sucesso, como se tivesse produzido inegável obra prima literária. Por muitas vezes, repetimos aos nossos leitores o episódio que experimentamos graças à sinceridade do fabuloso poeta Bueno de Rivera, símbolo maior dos intelectuais nascidos em Santo Antônio do Monte e detentor de uma poesia que ganhou o mundo, ultrapassando as fronteiras do Brasil.

      Pois bem, convidamos o Bueno para prefaciar o nosso segundo livro, “Leite e Lua”. Ele não se fez de rogado e nos brindou com o prefácio que lhe solicitamos. Todavia, mineiramente, cuidou de nos alertar em relação à necessidade de que trabalhássemos mais na procura de aprimoramento de nossos versos. Humildemente, abraçamos o conselho do mestre e só voltamos a editar novo livro dez anos depois, quando lançamos “Cio de Vento” – alicerce de nossa literatura e razão principal a nos encaminhar neste ano de 2013 para o nosso 16º livro.

    Não existe nada mais difícil que exercer o natural processo crítico no âmbito artístico em nome da disseminação da verdadeira arte, podendo afirmar-se que atingir tal objetivo sem angariar ferrenhas inimizades é patamar completamente inalcançável.  Afinal, a realidade inarredável, é que somamos entre nós maior número de ignorantes; pessoas que se nos revelam enraivecidas perante quaisquer críticas que lhes sejam feitas, ao contrário do sábio e bem-informado, uma espécie em extinção, que diante de observação contrária a seu comportamento se nos apresenta agradecido, ciente de que vive melhor quem vê a si mesmo como espírito em crescimento e, portanto, aberto a toda lição que o distancie da mediocridade e o conduza a algum aprendizado capaz de lhe iluminar a breve caminhada pelo planeta Terra.                

       Carlos Lúcio Gontijo

       Poeta, escritor e jornalista  

      Secretário de Cultura de Santo Antônio do Monte

      www.carlosluciogontijo.jor.br

 

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Netsaber

Usina de Letras

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

  

Escracho

O Palácio do Planalto amanheceu com uma faixa no topo do prédio:

"AQUI VIVE UMA TERRORISTA"

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui