Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESMENTIDO INFLUÊNCIA DE ASTROS NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE -- 21/08/2003 - 08:48 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESTUDO DESMENTE INFLUÊNCIA DOS ASTROS NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE



Autor da pesquisa é ex-astrólogo, o que fez as reações serem ainda mais acaloradas



Os físicos garantem que o obstetra exerce maior força gravitacional sobre o recém-nascido do que qualquer planeta ou estrela. Na verdade, um dos prazeres da astrologia é deixar cientistas à beira de um ataque de nervos.



Na semana passada, os arquiinimigos da astrologia ficaram exultantes com a divulgação da mais recente análise estatística a descartar qualquer relação entre horário de nascimento e características da personalidade.



Pior, o estudo veio assinado por um ex-astrólogo, Geoffrey Dean, de Perth, na Austrália. Dean - que se diz a figura mais odiada da astrologia, por ser considerado um vira-casaca - e Ivan Kelly, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, acompanharam 2 mil pessoas, nascidas no mesmo dia e hora, ao longo de quatro décadas.



O estudo começou em Londres, com bebês nascidos em março de 1958, que foram monitorados a intervalos regulares. Os pesquisadores avaliaram mais de cem características, entre elas QI, escolha profissional, estado civil, níveis de ansiedade, sociabilidade e agressividade, habilidades esportivas, artísticas e matemáticas. Os resultados foram "uniformemente negativos", segundo trabalho publicado no Journal of Consciousness Studies.



Contra-ataque - As reações não tardaram. O presidente da Associação Astrológica britânica, Roy Gillett, acusou os autores de tentar desacreditar a astrologia. Ontem, no jornal The Guardian, o astrólogo Neil Spencer suou para encontrar uma ou duas pesquisas em que os colegas de profissão se saíram melhor que estatísticos e outros cientistas.



"Como astrólogo, poderia questionar a metodologia usada pela dupla. Até que ponto, por exemplo, chegaram as coincidências de horário de nascimento dessas crianças? Mas nem preciso. A astrologia e a estatística já se confrontaram antes e geralmente os astros levam a pior, mas nem sempre.", escreveu. "Em 1959, o psicólogo americano Vernon Clark fez 50 astrólogos tentarem acertar biografias e horóscopos e diferenciar falsos mapas astrais do verdadeiros, os mapas de pessoas com alto QI e os de vítimas de paralisia cerebral. Eles tiveram altos índices de sucesso."



Mas o próprio Spencer reconhece que as astrologia não é uma ciência, "mas uma linguagem simbólica". "Seus praticantes, de Pitágoras a Kepler, de Jung a Yeats, estão em busca de significados. A astrologia não é coisa para engenheiros e cientistas, que deviam deixá-la para os filósofos, poetas e amantes", argumentou.



-------------------------------------------------



Matéria publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO, www.estadao.com.br, quarta-feira, 20/08/2003, página A10.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui