Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vetor de Estados Psíquicos -- 22/08/2003 - 10:53 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vetor de Estados Psíquicos



Há um Modelo muito conhecido em Engenharia de Controle que define a Dinâmica de Vetores de Estados como sendo uma Matriz de Transformação vezes o Vetor de Estados mais uma Matriz de Entradas vezes o Vetor de Entradas.

Eu pretendo descrever um Modelo Análogo, no entanto, com algumas modificações e com foco psíquico.

A proposta é definir a dinâmica psíquica da Mente Humana a partir deste Modelo de Engenharia de Controle. Em verdade todos os processos humanos são processos que operam em malha fechada, o que permite derivar o conceito da Engenharia de Controle.

A proposta é criar um Vetor de Estados que represente os estados de sensações (cinco sentidos), os estados emocionais (emoções), os estados de valores espirituais, os estados de intuição, os estados corporais e os estados simbólicos (relativos à mente abstrata simbólica).

Os cinco primeiros conjuntos de estados serão compostos pelo Vetor de Estados Sonoros, pois podem ser representados individualmente como Modelos de Sons (Modelo Ressonante Sonoro / Musical).

Tanto os sentidos como a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato podem ser representados como uma Matriz de Sons. Assim também as emoções como a alegria, a tristeza, a saudade e o medo podem ser representados como uma Matriz de Sons.

Os estados espirituais como a compaixão, a caridade a benevolência, etc e os estados intuitivos como a iluminação, a criatividade e a impulsividade também podem ser representadas como Matrizes Sonoras com dinâmica ao longo do tempo (Acordes Musicais). Da mesma maneira os estados corporais de movimento muscular.

Já os estados simbólicos possuem um comportamento distinto uma vez que se trata de um Vetor Dinâmico e Auto-generativo, ou seja, um Vetor de Estados que aumenta de tamanho com o tempo. Quanto mais lemos, estudamos e vivemos, mais rica se torna a nossa Mente em Símbolos, ou seja, há um aumento dinâmico da quantidade e intensidade de símbolos o que torna o vetor de estados simbólicos dinâmico e auto-generativo.

A composição do Vetor de Estados Sonoros com o Vetor de Estados Simbólicos forma o Vetor de Estados Psíquicos de cada indivíduo e desta forma define-se a Matriz de Transformação Psíquica do indivíduo. Esta Matriz é dada da seguinte forma:

dx/dt = Ax + Bu, onde dx/dt é o Vetor Dinâmico de Estados, x é o Vetor de Estados Psíquicos, A é a Matriz de Transformação de Estados Psíquicos, u é o Vetor de Entradas Psíquicas e B é a Matriz de Entradas Psíquicas o que define a dinâmica psíquica do indivíduo.

A combinação de A, x, B e u gera a Realidade Psíquica do indivíduo, onde a Realidade Psíquica é a composição entre Mundo Mental Real e Mundo Mental Imaginário.

A Matriz A é dada por

A = [ Asom Asimbsom; Asomsimb Asimb}, onde Asom é a Matriz de Transformação Sonora, Asimb é a Matriz de Transformação Simbólica, Asimbsom é a Matriz de Influência de Símbolos na Dinâmica Sonora e Asomsimb é a Matriz de Influência Sonora na Dinâmica dos Símbolos.

O Vetor de Estados Sonoros possui 5 elementos matriciais de sentidos, n elementos de emoções, m elementos de valores espirituais, p elementos de estados intuitivos, q elementos de estados matriciais de movimento corporal.

Já o Vetor de Estados Simbólicos possui quantidade de símbolos variada.

A proposta deste trabalho é identificar o Vetor de Estados Psíquicos de cada indivíduo e sua respectiva Matriz de Transformação e assim identificar a Dinâmica Psíquica de cada indivíduo.

Esta tarefa não é simples e deve ser desenvolvida em conjunto com terapeutas em longas sessões de entrevistas com cada paciente de forma individual e em Terapias de Grupo.

A combinação entre a Matriz de Transformação e o Vetor de Estados Psíquicos gera o comportamento autônomo psíquico do indivíduo. E a combinação da Matriz de Entradas e o Vetor de Entradas definem o comportamento psíquico forçado.

Esta Técnica visa prever o comportamento dinâmico da psiquê de cada indivíduo, ou seja, prever a realidade física e a realidade imaginária de cada paciente.

A Técnica deve iniciar com a identificação do Vetor de Estados Sonoros e da Matriz Asom, continuar com identificação do Vetor de Estados Simbólicos e concluir com a identificação de Asimb, Asomsimb e Asimbsom. A dinâmica psíquica pode ser descrita como:

dx/dt = Ax + Bu ou



[dxsom/dt dxsimb/dt] = [Asom Asimbsom; Asomsimb Asimb] + Bu



Este Modelo permite identificar a importância ponderada dos estados psíquicos de cada indivíduo e assim avaliar o que tem mais peso psíquico permitindo definir sua dinâmica.

A dinâmica psíquica deve incluir Mundo Real e Mundo Imaginário.

As entradas dadas pelo Vetor de Entradas podem representar ou um novo símbolo ou uma nova situação física e real nunca vivida anteriormente ou mesmo um impulso externo não previamente avaliado e a Matriz de Entradas B pode ser dada pela sua importância e relevância dentro da Dinâmica do Vetor de Estados.

A construção completa deste Modelo pode durar cerca de 12 meses. Considerando sessões semanais. Em alguns casos a construção do Modelo pode durar ainda mais. Em média ao fim de um ano tem-se a Previsão Completa da Dinâmica Psíquica do indivíduo.

A partir de então o terapeuta pode orientar as sessões de forma a atingir as principais dificuldades do paciente, segundo o Modelo Matemático em Engenharia de Controle, ou também denominado Modelo de Engenharia de Controle Psíquico.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui