Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dinâmica Psíquica -- 27/08/2003 - 15:39 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dinâmica Psíquica



Para a construção do Modelo de Dinâmica Psíquica deve-se partir da avaliação da Condição de Equilíbrio do Vetor de Estados Psíquicos (VEP) e da ponderação da Matriz de Ressonância de Pulsação Psicossomática (MRPP).

O Sistema sempre parte da condição de equilíbrio e opera de acordo com a Dinâmica do VEP dependendo da MRPP e da Matriz de Ressonância de Pulsação por Influência Externa – MRPIE. O Vetor de Influência Externa (VIE) possui um Modelo Simplificado considerando o conjunto de estados externos como sendo cada elemento do vetor. Ou seja: Conjunto de Sentidos Externos, Conjunto de Sentimentos Externos, Emoções Externas, Sensações Externas, Intuições Externas, Valor Familiar Externo, Valor Material Externo, Comunicação Externa, Ambiente Externo, Espaço-Tempo Externo, Valores Pessoais Externos, Questões de Transcendência Externas, Diversão Externa, Responsabilidade Externa, Cenários e Situações Externas, Condições da Natureza Externa.

Desta forma, a MRPIE possui 128 linhas e 16 colunas e o Vetor de Influência Externa possui 16 elementos. Cada elemento está associado a um valor de importância do elemento externo na dinâmica do comportamento psíquico do indivíduo.



dx1/dt = 32x1 + 27x2 + 4x3 – 17x4 + 5u1 + 0u2

dx2/dt = 4x1 – 9x2 + 0x3 + 0x4 + 0u1 – 1u2

dx3/dt = 0x1 – 7x2 – 2x3 + 4x4 + 9u1 – 8u2

dx4/dt = 6x1 – 9x2 +10x3 + 10x4 + 7u1 + 7u2





[dx1/dt] [[32 27 4 –17] [x1] [[5 0]

[dx2/dt] [4 -9 0 0] [x2] [0 -1] [u1]

[dx3/dt] = [0 -7 -2 4] [x3] + [9 -8] [u2]

[dx4/dt] [6 -9 10 10]] [x4] [7 7]]





A MRPP possui 128 linhas e 128 colunas. Este número pode variar, pois pode surgir algum novo elemento simbólico de grande importância durante o processo terapêutico.

Possuindo a totalidade da MRPP e do VEP em equilíbrio, a MRPIE e o Vetor de Influências Externas (VIE) tem-se a Dinâmica do Modelo Psíquico do Indivíduo e pode-se simular diversas condições de dinamismo. Integrando-se as derivadas no tempo possui-se todo o Comportamento Psíquico do Paciente. Devemos ressaltar que tanto a MRPP quanto a MRPIE e o VEP no Equilíbrio devem ser levantados em conjunto com o paciente de forma consciente. Ou seja, o paciente deve ser co-responsável pela construção das Matrizes e Vetores.

A Simulação da Dinâmica Psíquica pode ser feito com os softwares Matlab ou Mathematics.

Com 128 elementos, deve-se procurar levantar 4 elementos por sessão, o que significa que a montagem completa das Matrizes e Vetores dura 32 sessões ou 32 semanas ou seja, 8 meses.

O Vetor de Estados Psíquicos deve ter para cada elemento uma ponderação de importância de 0 a 100, tanto no modelo do Vetor de Estados Simbólicos, quanto no Modelo do Vetor de Estados Sonoros. Onde 100 representa 100% de importância (valor) e 0 representa 0% de importância no modelo dinâmico.

Dadas estas premissas pode-se avaliar qualquer comportamento psíquico do indivíduo e conseqüentemente prever processos inadequados, como por exemplo, um Modelo de Surto Psíquico.

No Modelo de Surto, ocorre um Sistema Instável onde uma das variáveis opera de forma exponencial não convergente. Ou seja, a variável do Vetor de Estados Psíquicos não se estabiliza com o tempo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui