Usina de Letras
Usina de Letras
283 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A esperança é vermelha -- 30/08/2003 - 23:52 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A esperança é vermelha

Athos Ronaldo Miralha da Cunha





O vermelho é uma cor quente, brilhante e forte. Representa energia e vibração. O vermelho da bandeira do Rio Grande representa o sangue derramado pelos farrapos. E o lenço vermelho dos maragatos é libertador. O vermelho do Internacional de Porto Alegre representa um clube sem racismo e popular. E o vermelho da bandeira do PT representa a solidariedade e a justiça social.

O meu coração é vermelho.

Vermelho porque é inquieto e indignado diante das injustiças. Vermelho até porque não é “as coisas” e por não ser “as coisas” fica mais vermelho e revoltado.



E porque queríamos mudar o Brasil, em 2002, transformamos as ruas e praças de nossas cidades em um mar vermelho de alegria. Com energia desfraldávamos a nossa bandeira juvenil para vencer o medo.

Uma palavra sintetizava nossas emoções : Esperança. Sob o signo da esperança os brasileiros elegeram um torneiro-mecânico presidente. E os militantes petistas têm a responsabilidade de continuar ajudando Lula a promover as mudanças necessárias que tanto o Brasil precisa.



Nós, petistas, somos inquietos e persistentes. Nossas conquistas são sofridas porque lutamos muito para consegui-las. Convivemos com a divergência, mas não somos subservientes. No campo da política, debatemos. No campo da baixaria, silenciamos. Sabemos tirar lições das derrotas e nunca baixamos o rosto em desânimo e, sim, olhamos a frente, porque o limite dos nossos sonhos está além do horizonte.



Está no horizonte e no infinito do universo quando, ao final desse mês de agosto, olhamos para o céu negro das noites de inverno e, ludicamente, observamos o planeta vermelho que veio nos saudar com uma política da boa vizinhança. Chegou tão próximo para dizer um “Ó de casa!”.

Talvez esteja nos cumprimentando com o vermelho da sorte desse povo generoso e sofrido.

Diante da imensidão da Via Láctea podemos dizer que a esperança está ao nosso alcance e comemoramos em ciranda no alvorecer, porque a partir do dia 27 de agosto de 2003 a esperança mudou de cor.

Porque estamos vencendo o medo e a incompreensão a esperança é vermelha.











A crônica abaixo foi classificada em primeiro lugar no XXVI Concurso Literário Felipe D’Oliveira de Santa Maria em 2003.

Um clarão embaixo do viaduto



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui