Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENTENDER CIÊNCIA -- 05/09/2003 - 22:03 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Entender Ciência



As pessoas, em geral, confundem o que seja Ciência. A maioria pensa que seja ciência os objetos voadores não-identificados (UFO), os cristais, o esoterismo, astrologia, espiritismo. São pseudociências, feitas por leigos travestidos de autoridades do assunto, sem uma formação acadêmica apropriada, impulsionados pelo desejo de “ser” importantes.



A ciência tem um método próprio para o estudo dos fenômenos da natureza. Consiste na observação objetiva (não subjetiva), racional (não emocional) dos fatos, elaboração de hipóteses, e comprovação por experiências controladas. Não é trabalho para preguiçosos que só desejam aparecer.



A ciência é importante demais para que seja desconhecida pela sociedade. Somos dependentes de Ciência e Tecnologia. Se a ignorância continuar, será o determinante do nosso desastre. Não podemos mais ignorar o aquecimento da Terra, a destruição da camada de ozônio, o lixo tóxico e radioativo, a chuva ácida, os arsenais nucleares, a poluição. É preciso que o povo escolha seus caminhos e indique para onde seguir. Metade dos cientistas do mundo trabalha em 200 centros de pesquisa militar. O que não evoluiríamos se estivessem produzindo utilidades ao invés de armas poderosas?



O problema começa na família. O encanto natural, que caracteriza todos os primatas, esvai-se das nossas crianças. Observe-as e veja o quão curiosas elas são. Querem entender o mundo que as cerca. Pais irritados silenciam às perguntas... É o futuro da Nação! É preciso uma mudança de atitude dos pais. Primeiro, não necessita ser onisciente, se não sabe, busque em uma enciclopédia e, se não achar, admita o desconhecimento é, até, estimule-o a procurar a explicação. Talvez venha daí um novo Einstein.



E, depois, vem a escola. Os próprios professores não sabem distinguir ciência de pseudociência. Em geral, são pouco preparados e mal-remunerados. No passado não muito distante, ser professor era sinônimo de respeito, notoriedade e boa remuneração. Hoje, os melhores conseguem boa colocação em outras atividades, os bons que ficam acabam sendo desmotivados. Os alunos são “educados” a memorizar datas e fatos, mas não aprendem suas implicações, nem os segredos da natureza, a fantástica jornada do ser humano descobrindo e desenvolvendo a ciência. Para que servem aquelas fórmulas matemáticas tão “porcamente” ensinadas? Cabe ao professor adquirir o hábito de ler e se informar sobre o assunto e as novidades. Vencer o desânimo e voltar à alegria de saciar o desejo de conhecimento dos jovens.



Nos meios de comunicação de massa, a ciência quase não aparece, em compensação esportes e horóscopo têm muito espaço. A ciência, quando divulgada, é de uma forma incompreensível. E são esses meios que despertam e formam as nossas mentes. Que se espera desse setor senão o de compreender que vivemos em um mundo tecnológico. Estimular a sociedade, informando-a com os fatos e descobertas, é gerar novos cientistas que gerarão ainda mais progresso.



A ciência é fascinante! Explica-nos como a gravidade gera um sol, por que o Sol irradia-nos sua luz, o que é fissão e fusão nucleares, a origem da vida, as doenças, o mar, os cometas, a combustão, a energia elétrica, a luz e tantas outras coisas. Se nada acontecer para reverter o processo, em 15 anos teremos um grande déficit de cientistas. E quem resolverá os problemas da humanidade?





Por Mário Eugênio Saturno, Tecnologista Sênior da Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.





NOTA: Esse artigo foi publicado no “Opinião Jornal”, Araras/SP-Brasil, sexta-feira, 05/09/2003.






LUIZ ROBERTO TURATTI.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui