Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DOURIVAL SANTIAGO É IMORTAL DA ATL -- 06/09/2003 - 15:47 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O teatro do Palácio da Cultura Cora Coralina, de Paraíso do Tocantins, ficou pequeno para receber mais de 300 pessoas que foram prestigiar a Sessão Solene de posse do escritor e dramaturgo Dourival Santiago, na cadeira 39 da Academia Tocantinense de Letras (ATL), cujo patrono é o escritor, educador e humanista Ribeiro da Cunha.

O presidente da ATL, Juarez Moreira Filho disse que ficou impressionado com a organização do evento e fez questão de ressaltar o apoio que o prefeito Hider Alencar está dando ao setor cultural da cidade e, em especial ao evento de posse de seu ilustre representante na academia, que ficou marcado de forma destacada na história da cidade.

O mais novo imortal da ATL foi saudado pelo orador oficial da academia, o escritor e historiador José Cardeal dos Santos, que destacou a trajetória de Dourival Santiago como ativista cultural em Paraíso do Tocantins e a importância das obras por ele escritas para a literatura tocantinense.

No seu discurso de posse, Dourival Santiago traçou o perfil do patrono de sua cadeira, Boaventura Ribeiro da Cunha, que era natural de Pedro Afonso. Declamou o poema “Mensagem para meditação”, de autoria de Zeca Morais, um dos primeiros poetas de Paraíso. Também agradeceu pelas calorosas homenagens que recebeu ao longo da semana e disse que a partir de agora, aumenta ainda mais o seu compromisso e difundir e fomentar as atividades culturais em sua cidade. Entre as homenagens está uma recebida pela Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, que aprovou, por unanimidade, a Lei nº 009/2003, que instituiu o “Dia do Imortal”, a ser comemorado anualmente no dia 11 de abril, em homenagem ao ilustre escritor paraisense.





A próxima solenidade de posse na Academia Tocantinense de Letras, está marcada para o dia 12 de setembro, em Gurupi, quando o poeta e jornalista Gil Correia, editor geral do jornal A Notícia e presidente da Academia Gurupiense de Letras irá ocupar a cadeira 40, que tem como patrono, o educador e humanista Boaventura Cardeal dos Santos.



_______________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado no jornal “A Noticia”, de Gurupi (TO), edição de 18 a 24 de abril de 2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui