Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ESPELHO, ESPELHO MEU... -- 30/04/2007 - 22:22 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Advertência de um espelho qualquer






Meu querido amigo


De fato, é como você diz: o espelho só pode refletir uma figura escultural, músculos delineados com absoluta precisão, resultado do árduo trabalho a que se submete diariamente, deixando rastro do suor impregnado no assoalho.

Mas, percebe? Olhe pela segunda vez no espelho. Dê uma segunda chance ao seu olhar. Transparece o mesmo esplendor do corpo em sua fisionomia?

O sorriso bosquejado para acompanhar o musculoso alinhavo do corpo perdeu-se dentre as brumas do olhar quando refletido no espelho e você não foi capaz de retê-lo.

É disso que falo. Da essência que se desnuda, e se desvalida diante da roupagem que você insiste em cobrir seu corpo.

Persista no olhar, meu amigo, e leve com você esse retrato refinado que clama por prudência e refocilamento.



Meu abraço de sempre





CURIOSIDADES:

A lenda de Narciso, surgida provavelmente da superstição grega segundo a qual contemplar a própria imagem prenunciava má sorte, possui um simbolismo que fez dela uma das mais duradouras da mitologia grega.

Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope.


No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.


Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco - segundo outras fontes, do jovem Amantis - e seu egoísmo provocou o castigo dos deuses.


Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem e ficou a contemplá-la até consumir-se.


A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, então, no lugar onde morrera.


Em outra versão da lenda, Narciso contemplava a própria imagem para recordar os traços da irmã gêmea, morta tragicamente.


Foi, no entanto, a versão tradicional, reproduzida no essencial por Ovídio em Metamorfoses, que se transmitiu à cultura ocidental por intermédio dos autores renascentistas.


Na psiquiatria e particularmente na psicanálise, o termo narcisismo designa a condição mórbida do indivíduo que tem interesse exagerado pelo próprio corpo.




fonte:http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/Mitologia/Narciso.html

postado por Heleida

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui