Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PERISPÍRITO -- 07/09/2003 - 12:25 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PERISPÍRITO





De: Ana

Enviada em: Sábado, 16 de Fevereiro de 2002 – 18h20

Localidade: Jundiaí (SP)




Gostaria de saber de onde vem a palavra perispírito e se está relacionada com a alma?



Prezada Ana,



Essa palavra foi usada por Allan Kardec – pseudônimo de Hippolyte Leon Dénizard Rivail, o fundador do espiritismo moderno – para designar uma película semimaterial (???) que envolveria o espírito (???).



A própria conceituação de perispírito, como membrana ou película, demonstra o baixo nível intelectual do fundador do espiritismo moderno.



Veja você a tolice que ele escreve em O Livro dos Espíritos, um de seus livros: “O Espírito não é assim um ser abstrato, indefinido, que só o pensamento pode conceber; é um ser real, circunscrito, que, em certos casos, é apreciado pelos sentidos da vista, da audição e tato”.



Repare bem a tolice que está aí escrita. Hippolyte entende que ser abstrato é o que não se vê, não se toca, é indefinido. Ele nem percebe a diferença entre ser abstrato e ser espiritual.



Por outro lado, note bem você, que ele afirma que o espírito pode até ser tocado. Portanto o espírito seria, de alguma forma, material. O que é uma contradição nos termos.



Na mesma página desse livro, Allan Kardec dá o conceito de perispírito “O laço ou perispírito que une o corpo e o Espírito é uma espécie de envoltório semimaterial”. Portanto, o espírito teria um envoltório semimaterial, o que confirma uma concepção material do espírito.



E ainda: “O perispírito é o laço que une o espírito à matéria do corpo, sendo tirado do meio ambiente, do fluido universal; contém, ao mesmo tempo, eletricidade, fluido magnético, e até certo ponto, a matéria inerte. Poder-se-ia dizer que é a quintessência da matéria, o princípio da vida orgânica, mas não da vida intelectual. Porque esta está no espírito”.



Tenho até vergonha de ter copiado tanta besteira para citar nesta carta, e me recuso sequer a comentar tais baboseiras. Comentá-las seria uma injuria à inteligência.



Aconselho-a para que jamais leia livros que contenham tais loucuras.


Orlando Fedeli (www.montfort.org.br).









LUIZ ROBERTO TURATTI.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui