Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->FUMAR CONTINUA SENDO UM DOS MAIORES MALES À SAÚDE -- 10/06/2007 - 17:23 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aproveitou o Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio, para lançar uma campanha alertando os catarinenses sobre os malefícios do hábito diretamente ligado à incidência de câncer de pulmão. No Brasil, estima-se que 200 mil mortes por ano decorrem do tabagismo. Em Santa Catarina, segundo dados do mesmo período (até 2002) o câncer de pulmão é a segunda causa de morte entre os homens, e a terceira entre as mulheres. “É uma doença altamente letal, e mesmo nos países desenvolvidos a sobrevida média é de apenas 9% após o diagnóstico do câncer”, alerta a diretora-geral da SES, Carmem Zanotto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), outras doenças graves estão diretamente ligadas ao fumo. Tanto que o Inca atribui ao consumo de tabaco 45% das mortes por doença coronariana (como infarto do miocárdio), 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (como o enfisema), 25% das mortes por doença vascular (como os derrames), e 30% das mortes por câncer, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão se manifestam em fumantes .

Para alertar sobre os danos - que se estendem aos fumantes passivos - a campanha contará com outdoor, busdoor, panfletos e cartazes. Dados divulgados pelo Centro de Pesquisa Oncológica, a partir de levantamentos realizados no Ambulatório e no Hospital do CEPON em Florianópolis, no Núcleo de Lages e no Núcleo de Itajaí, apontam que foram tratados em Santa Catarina, apenas em 2005, 253 casos de câncer de laringe, 1.242 casos de câncer de brônquios e pulmões e 134 casos de câncer de nasofaringe. No mesmo ano, segundo estimativas, o Estado tinha 932.784 fumantes. Destes, apenas 3% deixaram de fumar. Estatísticas - 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos. A idade média de iniciação é 15 anos. O tabagismo atinge cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo, o que representa mais de 15 bilhões de cigarros consumidos diariamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cinco milhões de pessoas morrem vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo. A estimativa é que esse número dobre em 2020. O cigarro chega a matar hoje, nos países em desenvolvimento, mais que a soma de outras causas evitáveis de morte, como a cocaína, heroína, álcool, incêndios, suicídios e AIDS ".
O MOMENTO NOTÍCIAS, 08/06/2007


Ver MAIS



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.
Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui