Usina de Letras
Usina de Letras
198 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Previsão do tempo ruim -- 27/03/2014 - 10:31 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Previsão do tempo ruim

Aroldo Arão de Medeiros

O grupo estava reunido jogando dominó. As atenções voltadas tão somente ao esporte preferido dos manezinhos. No intervalo foi servido o jantar. Em mesas de três a quatro os assuntos diferiam bastante: futebol, música, política e pessoas da mídia televisiva. Eram comparados os melhores, os bons, os mais ou menos e os ruins. Despiram as apresentadoras jornalísticas, criticaram a dicção de alguns apresentadores e chegaram até em quem fazia a previsão do tempo, os meteorologistas.
Nada melhor do que comparar um apresentador com outro do mesmo nível de conhecimento, porém com capacidades muito distintas. Enquanto um tem o nome de Leonardo Puchato, o outro se chama Reinaldo Couto.
Rapidinho passaram a chamar de Puchato. E como todo brasileiro que se preze gosta de apelidar os outros, esse passou a ser chamado somente de Chato. O outro, bem mais conceituado, veio a ter Rei como alcunha.
Enquanto Chato, the face of storm (o cara de tempestade), aquele que entra no ar com semblante de desànimo, enrola o espectador com: pelas cartas sinóticas da marinha, mapas que mostram posicionamento dos sistemas meteorológicos...
Rei, the face of Bonanza (o cara de bonança), o alegre, desfila: instabilidade, associada à baixa pressão em formação no Sul do Brasil, com risco de temporais isolados em todo o Estado.
Chato desfila seu palavreado incompreensível: como é normal, uma massa de ar frio e seco sobre o oceano bem na altura do sul do Brasil.
Rei explica facinho, facinho: céu nublado. Possíveis aberturas de sol e nuvens. Chuva e trovoada isolada.
O homem que tem cara de quarta-feira de cinzas fala: e só pela próxima quarta-feira, com a saída da frente fria e a entrada de uma nova massa de ar seco pelo oeste, teremos o retorno do sol para a região.
O outro que tem cara de domingo de carnaval conversa com a gente: possível sol e poucas nuvens com bons intervalos de quase nublado a nublado. Chuva e trovoada isolada, decorrer da tarde/noite, pequena chance de manhã. Algum risco de temporal isolado (granizo, chuva intensa e ventania).
Enquanto o cara de Halloween monologa: estudos científicos mostram que teremos um bloqueio atmosférico, ou seja, as frentes frias com as suas massas de ar frio e seco sobre o oceano ficarão presas...
O homem que parece uma criança festejando o seu dia, fala com alegria: as máximas chegam aos 33°C graus na cidade da Oktoberfest e 30°C na Ilha da Magia. Já na região do lindo Vale a temperatura fica em torno de 25°C. Na Serra quase sempre gelada a previsão é de 20°C. A primeira massa de ar frio do ano deve chegar a Santa Catarina nos próximos dias.
Sempre que ele, Reinaldo Couto, aparecia na TV e dizia: choverá no segundo tempo do jogo de hoje à noite na capital. Eu separava os tostões e ia ao estádio só para confirmar o veredito. Na bucha. Aos cinco, dez ou quinze minutos, no máximo, do segundo tempo a chuva caía.
Um cara perguntou para nós:
- Sabem qual é o carro do Chato?
Sem ouvir respostas falou:
- Celta preto.
Novo silêncio. Aí ele explicou. Gente é um céu tá preto.
Ao que eu disse: então o carro do Rei é um Celta Azul Laguna, (cor brilhante que emana felicidade).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 124 vezesFale com o autor