Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Quartinhos esquisitos -- 12/08/2007 - 23:18 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quartinhos esquisitos



Na casa de vovô Zezinho havia certos “quartinhos” esquisitos. Assim eram chamados, embora seu tamanho nem sempre merecessem o diminutivo. Um deles, conjugado ao quarto do casal, me intrigava. Com piso de ladrilho, continha alguns armários misteriosos, pois nunca os vi abertos e ignoro até hoje o que guardavam. Imagino que fossem lençóis e toalhas de banho.
Encostada à parede, havia uma mesa onde vovô empilhava pequenos papéis sob pesos de vidro. Alguns redondos e incolores. Outros, ovalados e transparentes, mostravam folhas e florzinhas azuis, verdes ou rosadas.
A um canto do “quartinho”, uma peça estranha reinava: a grande e pesada “burra”.

De vez em quando vovô chamava as crianças para assistirem a abertura do inusitado móvel. Como se comandasse um espetáculo, ele fazia mesuras antes de colocar a mão numa roda de metal. E nos mostrava que ali havia muitos números.
Enquanto seus dedos faziam-na girar, ele ia dizendo que era preciso rodar até certo número para a direita, voltar até tal número para a esquerda, retomar a direita... Finalmente, como num passe de mágica, ouvíamos um “troc” forte e seco. Abracadabra, a porta se abria.

Lá dentro víamos caixas e papéis, nada que despertasse nosso interesse. Tinha também um compartimento fechado, na porta do qual uma roda parecida com a outra, só que menor. O espetáculo, então, se repetia.
Seu Zezinho girava e girava cantando números. Depois de vários troc-trocs pra lá e pra cá, diante de nossos olhos maravilhados, uma pilha de dinheiro aparecia! Montinhos de notas de “mil réis”, como ele as chamava.

Depois de pegar algumas e colocá-las no bolso, vovô fechava as portas do cofre recomendando que não contássemos a ninguém onde ficava sua mina de ouro.

E para nos alegrar, dava-nos moedas para comprar balas.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui