Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Onde está a oposição -- 09/09/2003 - 21:41 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Quem é oposição (esquerda ou direita)

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Lula assumiu a Presidência da República profundamente comprometido com a transformação social do país com as reformas.

E tem credibilidade. Visto que outros presidentes tentaram e não conseguiram. Com nove meses de governo estamos discutindo as reformas. Contra ou a favor, queiramos ou não, são pontos pró-Lula.

O governo fechou um acordo político no Congresso e garantiu uma base de apoio. Com todos acertos e erros temos uma Reforma da Previdência, Tributária e logo estaremos discutindo a Reforma Trabalhista e, na minha opinião, a mais importante de todas a Reforma Política. A cobra vai fumar. E vai faltar charuto.



Entretanto, e fez parte desse processo democrático, há uma forte oposição ao governo e às reformas.

Mas há vários tipos de oposição.

Há uma oposição de cunho ideológico representado pelo PSTU e pelos parlamentares petistas não alinhados com as propostas de governo, os ditos radicais. Essa esquerda está enraizada ao modelo tradicional do socialismo real. Um modelo fracassado e obsoleto. A queda do muro de Berlin 89 escancarou para o mundo sua verdadeira face. Uma ideologia que traz no seu cerne a ruptura institucional que, certamente, inviabilizaria qualquer projeto de governo da coligação que elegeu Lula presidente.



Outra oposição está representada pelo paridos PFL e PSDB, com baixas em todas votações, que compreenderam os propósitos populares do governo Lula, mais que alguns parlamentares petistas, e fazem uma oposição implacável, pragmática e de direita, que inclui garantir uma volta triunfal de FHC em 2006. Uma oposição previsível, desejável e necessária a nossa democracia.



Há, também, uma ferrenha oposição por parte de Leonel Brizola. Talvez o velho caudilho de Carazinho esteja pressentindo que seu PDT está em apuros políticos e tenta revitalizá-lo na oposição.

Essa raiva trabalhista começou no governo Olívio Dutra aqui no RS. A tradição caudilhesca do trabalhismo tupiniquim guasca impediu o reconhecimento do governo popular de Olívio. O trabalhismo brasileiro sempre lidou com a imagem de um único grande líder. E Brizola não está visualizando um sucessor, pois o partido envelheceu e não há formação de novos líderes trabalhistas.

Com isso acentua-se uma crise no PDT. E em conseqüência uma raiva política que é descarregada no provável sucesso do governo Lula.

Será que Brizola, no lugar de Lula, faria alguma coisa diferente? Nós conhecemos com profunda tristeza e nada saudosas as administrações do PDT no RS.

Brizola procura impulsionar um PDT quase falido. Talvez seja tarde demais e não encontre outro caudilho do mesmo quilate de outros velhos trabalhistas. Arrisco afirmar que num futuro próximo o PDT seja apenas um partido de saudosos trabalhistas, saudosos de outros trabalhistas ilustres.







Outros textos sobre conjuntura política.



Quando vamos contrariar interesses

A esperança é vermelha

Reforma ou revolução

Os plantonistas da ditadura

Brizola: A última reserva moral... ou seria um titular



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui