Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140918)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Ufanismo barato -- 15/04/2014 - 09:14 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UFANISMO BARATO

Paulo Carvalho, 14/4/2014.

Chega! Não me venham com esse papo de que o brasileiro é um povo bom, cordato, honesto, trabalhador, pacato... Mentira! Conversa! Somos, na verdade e cada vez mais, uma gente mal-educada, violenta, desonesta, indolente, estúpida e libidinosa.

O mais nacionalista e patriótico dos poetas brasileiros, Gonçalves Dias, no famoso poema “Canção do Exílio”, exaltou as belezas e encantos da terra e da gente brasileiras: 

“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiácute;;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lácute;.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas vácute;rzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores...”

Patriotismo além da conta, poeta... Se algum dia fomos assim, hoje jácute; não somos. Nossa terra, na verdade, é tão bonita quanto muitas outras, basta viajar para ver isso, e nosso povo é hoje conhecido mundialmente por sua pouca cultura, pelo apego à esperteza e à malemolência, pela aversão ao trabalho, por sua exagerada desinibição e transbordante sensualidade.

Não nos destacamos em absolutamente nada, a não ser em alguns poucos esportes ― futebol, como sempre, o principal deles. Jácute; não somos os maiorais desse esporte, mas ainda figuramos como um dos principais exportadores mundiais de craques. E só. Nas artes, nas ciências, na cultura, na pesquisa, na tecnologia, nenhum nome se destaca. Se na música e no cinema tivemos algum dia um fugaz brilhareco, hoje, nem isso.

Nosso povo é ostensivamente avesso a estudo e trabalho e fascinado por futebol, festas e novelas. O mais triste é que o próprio governo incentiva isso. O Ministério da Educação, por exemplo, dácute; a impressão de trabalhar, paradoxalmente, para uma verdadeira boçalização dos estudantes, enquanto promove acintoso proselitismo ideológico nas escolas. O sucesso obtido por alunos dos Colégios Militares, por exemplo, inclusive em âmbito internacional, parece incomodar e contrariar os planos do governo, que não esconde seu desejo de nivelar por baixo, trazendo esses poucos oácute;sis no deserto de mediocridade que é o ensino no país, para o baixo nível da maioria das demais escolas.

Não se valoriza mais a verdade, a honestidade, o respeito, a lisura. A famosa “Lei de Gérson” é que rege o relacionamento entre as pessoas. Mais importante que ser honesto é ser esperto, melhor ser feliz do que ser justo, antes os prazeres que os deveres. Ninguém mais parece incomodar-se muito com a pecha de desonesto, mas passar por otácute;rio, nem pensar!... 

Ontem mesmo tivemos um exemplo disso. Terminado o jogo Vasco x Flamengo, que decidiu o campeonato estadual do Rio a favor do clube rubro-negro no último minuto, graças a um gol de empate notoriamente irregular, mas validado pelo ácute;rbitro, o goleiro do Flamengo saiu-se com essa pérola: “roubado é mais gostoso”. Certo, sei que o sujeito tem pouca educação, que foi no calor da disputa, na euforia pelo título, mas isso reflete bem a estreiteza moral e ética que acomete o povão. Aliácute;s, não só o povão, haja vista o comportamento quase obsceno de políticos comemorando de braços erguidos e punhos cerrados o êxito da corrupção, ou uma deputada numa dança desengonçada em plenácute;rio, dando a mínima para o decoro, feliz pela aprovação de projeto fajuto de seu interesse.

Não acho que um povo que hácute; doze anos, mesmo vendo escândalos se sucederem em ritmo espantoso, elege e reelege gente como essa que nos governa mereça conceito melhor. A leniência com a corrupção, a ingenuidade e o desinteresse pela política, a facilidade com que é manipulado pela propaganda, a aceitação da mentira como instrumento político vácute;lido e a comodista entrega ao governo de toda a competência para prover o seu bem-estar e de sua família, isentando-se de responsabilidade individual, desmentem esse mito do bom selvagem, do povo bom e valoroso.

No dia em que formos parecidos, por exemplo, com alemães, israelenses, coreanos ou japoneses, gente séria e honesta, que trabalha e estuda com afinco, que respeita a meritocracia, que cultua valores, seremos merecedores dos versos ufanistas do poeta Gonçalves Dias e estaremos, aí sim, abrindo caminho para um futuro mais radioso para o nosso país. 

 

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

Uma seleção de artigos. Imperdível!

 

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios

 

 

Faça download do livro de Tuma Jr., ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES - UM CRIME DE ESTADO, clicando em

http://liciomaciel.wordpress.com/2014/01/15/tuma-jr-livro-download

 

A transcrição do livro de Tuminha pode ser vista em http://pt.slideshare.net/CelsoDaviRodrigues/livro-assassinato-de-reputaoes-tuma-junior

 

Leia os textos de Félix Maier acessando:

1) Mídia Sem Mácute;scara

http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html

2) Piracema - Nadando contra a corrente (textos mais antigos)

http://felixmaier.blogspot.com/

 

3) Piracema II – Nadando contra a corrente (textos mais recentes)

 

http://felixmaier1950.blogspot.com/

 

 

Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM

 

Para conhecer a história do terrorismo no Brasil, acesse:

http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui