Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->O golpe do comerciante -- 16/08/2007 - 00:38 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O golpe do comerciante


Quando eu estava na sexta série (que se chamava segunda do ginásio) a professora de inglês deu-nos um texto para ler. Traduzindo, ele dizia que na rua Barão de Itapetininga, na cidade de São Paulo, em meio às elegantes lojas ali instaladas, um dia apareceu sentado na calçada um homem já de certa idade, vestido simplesmente. Ele usava óculos escuros e nas mãos segurava uma caixa. Atrás dele, bem visível, havia um cartaz com os seguintes dizeres: “For the blind”.

Os passantes, com pena do pobre deficiente, colocavam dinheiro em sua caixa. Durante muitas semanas, desde a manhã até o final da tarde, o ceguinho permaneceu no mesmo local recolhendo meios para seu sustento. Um dia, porém, desapareceu.

Quem estava acostumado a passar por ali logo notou sua ausência. Olharam para os lados a procurá-lo e perceberam, então, uma novidade. Bem acima da porta da loja diante da qual ele se sentava, reluzia um lindo toldo. Amarelo. O único do quarteirão. Alguns curiosos chegaram a perguntar pelo cego ao proprietário, mas ele disse não saber do homem.

A verdade é que não podia dizer nada mesmo, pois tinha dado um golpe. O falso ceguinho havia sido contratado por ele. A intenção do malvado era angariar fundos para aquele “yellow blind”, que não só enfeitaria seu estabelecimento, como chamaria a atenção do público. O comerciante estava tranqüilo, não havia pregado uma mentira completa.

Você sabe o que quer dizer “blind”?...

Depois disto outros comerciantes seguiram o exemplo, quer dizer, compraram honestamente toldos coloridos para enfeitar suas lojas.

E a rua mais elegante da capital transformou-se, imitando Paris.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui