Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62177 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Geografia -- 22/08/2007 - 19:19 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GEOGRAFIA


Geografia nunca foi o meu forte, eu detestava esta matéria quando estava na escola. Já contei alguns desastres meus nessa área.
Crianças pequenas vivem perguntando o porquê disto ou daquilo. Também perguntam “o que é o Brasil?”, “o que é estado?”, “o que é o céu?”, “o que é o inferno?”, essas coisas que os adultos falam e elas não entendem. Eu também queria saber.

De vez em quando, estando na praia, alguém dizia que se andássemos em linha reta sobre o oceano, chegaríamos à África. Outras vezes, as crianças mais velhas tentavam me explicar que o mundo era como uma bola e que o Japão ficava do outro lado. Eu olhava para o mar e não conseguia acreditar, pois ele me parecia um plano imenso, que não se acabava mais. Como é que de repente ele podia virar, fazendo uma curva no ar? Além do mais, se o mundo fosse uma bola, a gente cairia.
E nessa época ainda não tinham me contado que a Terra girava ...

Mais tarde, descobri que havia outros problemas. Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Um lago é um pouco de água cercado de terra, também por todos os lados. Baía é a água do mar que avança pela terra e um istmo é uma ponta de terra que avança para o mar. Tudo me parecia o avesso do avesso.

A maré cheia cobre a areia e quando não está cheia, fica baixa, não esvazia. A gente sabe que ela está subindo porque tem que correr para recolher as coisas, senão o mar leva.
Quem vai para o fundo do mar afunda, mas se ficar no raso, não arrasa. Leva um tombo, porque a onda sempre vem mais forte do que se espera. E aí, come areia.

O pior foram as listas de países com suas capitais. Eu estudava, sabia tudo de cor e salteado, de trás para diante. Só que hoje quase todos os países da África mudaram de nome e, por mais que eu faça o teste, não encontro ninguém capaz de citá-los com suas devidas capitais. Nem eu mesma, confesso. Maputo que o diga!

Naquela época eu ainda não havia despertado para os encantos da geografia. Não conseguia captar o verdadeiro sentido de um mapa.
Nem de longe imaginava o quanto podemos sonhar com um deles nas mãos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui