Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->INICIAIVA DEMOCRATIZADORA -- 13/09/2003 - 16:16 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A busca de mecanismos mais eficazes para seus trabalhos sempre foi e continua sendo uma luta constante na vida da grande maioria dos poetas e escritores que residem no Estada do Tocantins. Se para os chamados autores veteranos a publicação de um livro chega a ser considerada como um ato de ousadia ou muita determinação, para os iniciantes, então, é tida como uma conquista inigualável, já que não é fácil vencer os elevados custos com a produção gráfica.



A realização (cada vez escassa) de certames literários no Tocantins, têm sido a principal ferramenta utilizada por um número expressivo e sempre crescente de autores para se chegar à tão sonhada publicação em livros, quer individualmente, quer através de antologias. E é com a preocupação em dar oportunidade para que esses autores consigam quebrar a barreira do obscurantismo que o poeta e ativista cultural Eliosmar Veloso está trazendo de volta o projeto do “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi – 2003”, colocado em prática inicialmente, quando Veloso era coordenador de Arte e Cultura do município.



Chegou-se a publicar três edições do Anuário (1998, 1999 e 2000), reunindo uma seleção bastante diversificada da produção literária gurupiense. À época, o projeto tinha o apoio da Prefeitura de Gurupi e com a mudança de governo, simplesmente foi deixado de lado, motivo pelo qual levou Eliosmar Veloso a querer reativá-lo.



A própria história nos mostra que o projeto do Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi tem sucesso garantido. Isso se deve ao fato de não se tratar simplesmente de mais um concurso literário, onde os trabalhos são avaliados por notas, propiciando, muitas vezes, o surgimento de injustiças.



Já na metodologia empregada no Anuário, existe uma comissão especial que vai selecionar e não julgar os trabalhos inscritos. Assim sendo, cada trabalho que for selecionado, tem o mesmo peso dos demais.



Outro fator a se ressaltar é que no “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi” não se exige o inedetidismo dos textos e muito menos que os mesmos sejam assinados por pseudônimos. Assim sendo, a comissão selecionadora tem livre acesso à identificação do concorrente e a seleção é feita de forma individualizada, analisando-se caso a caso.



Por ser uma iniciativa que dar bons resultados e valoriza a chamada prata da casa, o projeto do Anuário a partir de agora passa a contar com o apoio da Academia Gurupiense de Letras, ficando sua coordenação com Eliosmar Veloso. A obra será publicada até o fim do ano, em regime de cooperativa, para alegria de muitos autores de Gurupi, cidade progressista localizada no Sul do estado de Tocantins.



------------------------------

Publicado no jornal "O Cocktail", de Gurupi (TO), edição do dia 10/09/2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui