Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bernardo tá chegando -- 28/07/2014 - 14:07 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bernardo tá chegando

Aroldo Arão de Medeiros

Acordei às seis horas. Procurei, procurei e não achei. O que estava procurando? O sono que perdi.
Lembrei então de uma história que minha saudosa mãe contava, e resolvi escrever. Minha avó, a quem chamávamos de Dindinha, costurava até altas horas, à luz de um lampião que bruxuleava. Aquela luzinha fraca, oscilando ao sabor do querosene, induzia o sono. E a Dindinha, lá pelas tantas, começava a falar sozinha.
- Bernardo, vai embora.
Passavam uns minutos e ela, conversando com seus botões.
- Ainda é cedo Bernardo.
O pé já quase sem forças para fazer girar a máquina, ela, feito sonàmbula, parece que avisava.
- Bernardo tá chegando.
Mas quem era este que chegava, quase todas as noites, sem nunca bater à porta? Se fosse nos dias de hoje, não seria o Bernard, o jogador da seleção brasileira de futebol que tem "alegria nas pernas". Muito menos o Bernard, ex-jogador da seleção brasileira de voleibol, inventor do saque "jornada nas estrelas". Poderia ser, mas não era o também ex-jogador da seleção de vólei e treinador "nervoso e agitado".
Todos os exemplos citados não carregam a vogal "o". Acontece que ontem ou hoje a pronúncia dos açorianos bananalenses seria Bernardo. Posso afirmar categoricamente que não era nenhum desses. Não se tratava de esportes. O assunto era de outras esferas. A Dindinha nem possuía televisão, nem sabia de jogos de vólei ou futebol. E quem era esse Bernardo que chegava não se sabia de onde? Dindinha não se assustava com a chegada dele. Era de paz o Bernardo. Ela falava com carinho o nome dele.
Dindinho, que, mais do que qualquer outra coisa na vida, apreciava uma calibrina, chegava em casa invariavelmente um tanto bambo, as pernas trançando-se num balé indecoroso, era recebido pela Dindinha a cada dia com um adjetivo diferente: bebum, pé-de-cana, beberrão, bêbado, pudim de cachaça, borracho, pinguço.
Ainda bem que a semana só tem sete dias. Senão ela teria que empregar outros sinónimos não usuais para ela: alcoólatra, alcoolista, ébrio.
Ele ora chegava tropeçando nas pernas, ora era um amigo em estado um pouco menos ruim que o trazia para casa. O Dindinho entrava, tropicava até o quarto no afã de encontrar a cama e, no caminho, escutava calado o xingamento do dia. Depois tomava um banho e deitava-se para dormir.
Mas o Dindinho sempre que escutava aquele nome - Bernardo - ficava tenso, atormentado. Um desassossego invadia seu peito. Mas ele nada perguntava para ela. Embora aquilo o perturbasse, o Dindinho confiava piamente na sua velha.
O tempo foi passando e um dia o Dindinho não aguentou. Antes de sair para o boteco, chapéu na mão, parado diante da porta, sem demonstrar qualquer ciúme, parecendo apenas saciar uma curiosidade, ele perguntou assim de chofre, sem rodeios.
- Quem é esse Bernardo?
E teve a resposta mais improvável.
- Bernardo é o sono. Chamo por esse nome, como poderia ser qualquer um. É um nome que me dá paz e faz com que consiga costurar mais um pouco.
- Mas por que Bernardo?, insistiu o Dindinho, coçando atrás da orelha como se uma dúvida se instalasse ali.
- É que São Bernardo é meu santo predileto. É meu protetor. Eu peço pra ele velar meu sono.
Dindinho pegou o rumo do boteco, como sempre. Mas desta vez uma coceira na testa o perturbava como se tivesse mergulhado num formigueiro.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 184 vezesFale com o autor