Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->EMBRULHOS, uma sinópse!!! -- 01/10/2007 - 23:02 (EMBRULHOS, livro de Lumonê) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Embrulhos: o tétrico como veículo das realidades recriadas pelo pensamento

Por: Luiz Felipe Nunes

Do fiapo da calcinha de Mima à metamorfose kafkiana, Embrulhos, do autor Mozzambani, nos traz uma reverência à não-humanidade instaurada pela civilização ocidental.
Partindo do bucolismo de um bairro rural da cidade de Monte Alto – SP, memórias de um adolescente se mesclam com seus conceitos adquiridos no processo de maturidade.
Entre o jovem dos tempos rurais e o adulto que guarda até hoje um recorte de jornal sobre Marcel Proust (1871 – 1922), o autor perfaz sua busca pelo tempo perdido, sua leitura do clássico, o conhecimento vivo levado ao prosaico.
Neste sentido, o leitor acompanha as mortes do protagonista, que o lança a novas vidas; a vivência rompe as barreiras da moral, do tempo e do espaço, questionando-os sempre de forma corrosiva, chocante.
A aparente depressão do ainda ser humano que conduz a narrativa se revela, no decorrer dos escritos, como desprezo pelas bases com que se conduzem as sociedades: o individualismo insurgente na aparente comunidade (que se desfaz quando o capital entra em cena, por exemplo, comprando com naturalidade o sexo) e a gana pelo dinheiro e a valorização do material acima da dignidade humana.
Chocar quem lê é ponto importante da obra Embrulhos — cujo título traz várias leituras, surgindo do embrulho físico (que, por sinal, recobre a carne), ponto de partida para a retomada de Proust, até o desembrulhar dos véus que cobrem o ritual social, um trabalho de auto-conhecimento que revela a interioridade do ser, seja o quão tétrico for.
Como o autor francês coloca, a busca é por uma ‘realidade escondida no inconsciente recriada pelo nosso pensamento’; este sim é o real, e não a mediocrização do consenso, a ditadura do pensar único que impera, promovida pelo poder da terra, da moeda, dos reis, das igrejas e da indústria cultural.
Não se consegue, de início, na visão de quem lê (e, portanto, imerso neste círculo ditatorial), desentranhar uma imagem bela desta libertação do personagem; o que ele se torna choca, chega até a enojar muita gente.
Que desta sensação de incômodo surja uma nova visão. Que o feio passe a ser uma questão, verdadeiramente, de referencial. Que na crise emerja a oportunidade de sermos além.
Esta é a contribuição de Embrulhos. Vale lembrar que o personagem não passa por crise alguma — ela está em quem lê. Para o homem, o urubu, tudo é normal, é parte de um processo permeado de ideais antropofágicos (literais e metafísicos) da nossa literatura moderna.
Enxergar a beleza nos Embrulhos de Mozzambani é exercitar a reflexão produtiva, porque a evolução que o personagem acredita viver parte de um autor que se revela comum, limitado, sofredor. Humano, onde a onisciência e onipresença não significa o controle dos rumos da narrativa do romance.
Ao fim da obra, Mozzambani questiona a si mesmo e afasta do leitor a idéia mercadológica de troca: não promete nada e pede ainda que, se o comprador o livro esperava algo mais, que jogue fora o Embrulhos, e permaneça embrulhado em suas pequenezas.
“Ingratidão é egoísmo. Se alguém realiza algo esperando o retorno de alguém, só pensou em si, desde o início”. Esta máxima do Conde de Saint Germain vibra em direção a Embrulhos, que ao não oferecer nada oferece muito.


Luiz Felipe Nunes escreve poemas, contos e crônicas. É professor e jornalista.


Para ler trechos de Embrulhos
Clique Aqui!!!
(Para mudar de página,clique sobre a mesma!)

Para adquirir seu exemplar:
Entre em contato comigo através do embrulhos@gmail.com

Retornarei com os procedimentos!

Obrigado!
EMBRULHOS


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui