Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Virtualmente* -- 11/09/2014 - 12:44 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Virtualmente*


Desse jeito virtual


Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos de que me dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias que a tempos não sei o que são.


Pedi filé de salmão com alcaparras na manteig, salada e suco de laranja. Afinal de contas, fome é fome, mas regime é regime né?


Abri meu lap-top e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.


- Tio, dá um trocado?

- Não tenho, menino!

- Só uma moedinha para comprar um pão!

- Está bem, compro-o para você!


Para variar, minha caixa de entrada estava lotada de e-mails.
Fico distraído vendo as poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.


- Tio, pede para colocar margarina e queijo também!


Percebo que o menino tinha ficado ali.


- Ok. Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar, estou muito ocupado, tá?


Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir "à luta". Meus resquícios de consciência me impedem de dizer.


Falo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga não o pão, mas uma refeição decente para ele. Então, ele sentou à minha frente e me perguntou:


- Tio que você tá fazendo?


- Estou lendo uns emails!


- O que é emails?


- São mensagens eletrónicas mandadas por pessoas via internet!


Sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionamentos disse:


- É como se fosse uma carta, só que vem pela Internet!


- Tio, você tem Internet?


- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje!


- O que é Internet?


- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no um mundo virtual!


- E o que é virtual?


Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.


- Virtual é local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos muitas coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.


- Legal isso. Adoro!


- Mocinho, você entendeu que é virtual?


- Sim, também vivo nesee mundo virtual!


- Você tem computador?


- Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual. Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo. Meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, dia de Natal, e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isso é virtual não é tio?


Fechei meu laptop, não antes que lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino terminasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei a conta, e o troco dei-lhe, o qual me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado tio. Você é legal!"


Alí, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!
(Autor desconhecido)


Enviada, em 02 de junho de 2005, por ex-colega de trabalho.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui