Usina de Letras
Usina de Letras
207 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A LUZ DO MUNDO -- 22/10/2008 - 16:51 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Filho de Deus desceu de seu trono no céu e armou sua tenda entre os homens. E, mesmo sendo Deus, submeteu-se à lei dos homens, experimentou a dor, o sofrimento e entregou-se à morte para nos dar vida. Morreu e ressuscitou. Sepultou com sua morte nossos pecados, para que mortos para o pecado, ressuscitemos para a vida. Ele nos amou de tal forma, que se fez homem. Veio ao encontro do homem para ensinar o homem a encontrar-se com Deus e rosto invisível de Deus nunca antes revelado assumiu em Jesus Cristo a forma visível de um Deus humanizado e do humano divinizado. “Não que alguém tenha visto o Pai. O Filho único que está no seio do Pai foi quem o revelou” ( Jo 1,18). Ninguém vai ao Pai senão por Jesus, quem conhece Jesus, conhece também o Pai que o enviou (Jo 14,6)
Depois de ressuscitado e antes de retornar ao Pai, Jesus apareceu a seus discípulos e disse-lhes: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. E soprou sobre eles dizendo “ “Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados” (At 20,21-22). Tomé não estava naquele primeiro momento. Jesus apareceu-lhes outra vez e disse: “Tomé, vê a marca dos pregos em meus punhos! Introduz o teu dedo em minhas chagas. Põe tua mão na ferida aberta do meu lado”.
Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!”(Jo 20,26-28). Como Tomé, devemos ter uma fé tão pequena que nos leve a investigar a verdade e um amor tão grande capaz de proclamar Jesus Senhor de nossa vida. Todos temos chagas e feridas que precisam ser curadas por Jesus. Tome posse agora das bênçãos que o Senhor quer derramar em sua vida! Põe tua mão na ferida aberta do lado de Jesus e não tenhas medo de dizer: Obrigado Senhor porque fui curado graças às suas chagas (Is 53,5).
Pedro e João se dirigiam ao templo quando levaram a eles um homem coxo de nascença e que pedia esmolas à porta do templo. Quando ele viu Pedro e João, implorou-lhes por uma esmola. Pedro fitando-lhe os olhos disse-lhe: ‘Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo, levanta-te e ainda!” ( Cf. At. 3,1-6). O que Pedro e João deram àquele homem não foi apenas uma cura em nome de Jesus, mas o próprio Jesus.“O que tenho, eu te dou”.
Como Pedro e João, quero também declarar minha pobreza de bens materiais e distribuir todo tesouro espiritual que recebi do meu Senhor: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda!”(At.3,1-6).Levanta-te do comodismo, afasta de ti a indiferença espiritual, toma a tua maca e anda!
Talvez tenhas lido muitos livros considerados de auto-ajuda, mas nenhum deles te livrará do vício das drogas, depressão, crise de auto-afirmação e falta de paz se não te levar a um encontro pessoal com Jesus. Procuramos paz, amor e felicidade, na concupiscência da carne, no regalo e no mundo das drogas e em nada disso podemos encontrar a paz. A paz que o mundo oferece é temporária e não é verdadeiro o amor se não houver fidelidade e comprometimento.Também não é verdadeira a felicidade quando alimentada por falsos prazeres. A verdadeira felicidade do homem está em encontrar-se com Deus, porque a paz vem de Deus e está em Deus. Somente quem encontra Deus, encontra a verdadeira paz.
Muitas vezes procuramos um Deus distante. Andamos como os judeus, durante quarenta anos para encontrar o Deus verdadeiro, quando na verdade Ele está muito perto de nós (Ex 13,21-22; 14,19-20) porque está em nós. (I Cor 3,16).
Todo ser humano recebeu um sopro de vida no momento em que foi gerado. Essa graça divina é fortalecida naqueles que também receberam o Batismo. Pelo batismo nos tornamos filhos de Deus e templo vivo do Espírito Santo. Por isso, por mais que estejamos em pecado, ainda fumega em nosso coração uma mecha do amor divino.
Qual o espaço que tens reservado para Deus em teu coração? Como está teu coração? Está ferido, magoado, despedaçado, inchado de ódio e ressentimentos... poluído com a fuligem do pecado, amargurado e sem amor? Creia nisto: quando os prazeres mundanos baterem em retirada do teu coração, Deus o preencherá com a plenitude de seu amor infinito e verdadeiro.
Jesus quer restaurar teu coração e o fará, desde que tu o permitas. Ele se dispõe a falar conosco a qualquer hora, não tira férias nem exige agendamento de horário. Fala-nos ao coração a cada amanhecer e na brisa da tarde vem visitar-nos.Ele se importa com as menores coisas que nos acontecem e quer saber como foi o nosso dia (como se não o soubesse...) quer conversar conosco como um Pai amoroso conversa com o filho. Quer ouvir nossas queixas e também partilhar de nossa alegria, quer estar todo, em tudo.
Mesmo sendo Deus Todo-poderoso, faz-se tão pequeno a ponto de caber e habitar nesse tão simples vaso de argila que somos. Faz-se tão pequeno a ponto de caber na menor partícula da hóstia consagrada. Este Pão Vivo que desceu do céu quer habitar nosso coração e tornar-se alimento espiritual. Todo aquele que crer e recebe Jesus Eucarístico tem consciência de que acolheu um Hóspede Divino.
Em nossa vida social, quando vamos receber uma visita, arrumamos a casa, colocamos os móveis em seus devidos lugares e reservamos o melhor lugar para hospedar o convidado. Não devemos fazer o mesmo com Jesus?
Vá varrendo os pecados de tua vida. Lance fora tudo que não vem de Deus. Comece dizendo: Senhor, afasta de mim tudo que não vem de ti, e o mal se afastará de ti, porque o mal não vem de Deus. Faça isso, e convide Jesus para entrar, Ele espera todos os dias ser chamado para entrar em tua casa e cear contigo! Convide Jesus para percorrer os caminhos de tua vida, mostre a Ele as tuas vitórias e fracassos.Apresente a Jesus a tua cruz...
A cruz que nos salva torna-se mais leve quando percorremos nosso calvário, caminhando com Jesus. Não há cristão sem cruz, porque não há cristão sem pecado. Aquele que não tinha pecado nem cruz, arrastou nossos pecados na cruz.
Qual a cruz mais pesada que arrastas agora?
Tens medo da cruz, ela é pesada e parece que não é tua?
Foram as pessoas que te impuseram uma cruz ou tu mesmo a tomaste sobre si? Não falo da cruz que somos para os outros nem da cruz que os outros possam ser para nós, mas do sofrimento, da dor, sentimento de culpa e do medo que tanto nos apavoram.
Não tenhas medo da cruz que tu arrastas, mas do pecado que te arrasta à cruz. Saiba que o pecado não é a cruz que deves carregar, mas o fardo que deves abandonar.
Conte a Jesus a história de tua vida, mesmo sabendo que Ele conhece tua vida e tua história. Não tenhas receio de confidenciar teus segredos e apresentar a Jesus tuas feridas. Ele quer apenas que o permitas curá-las. Lave tua alma com as lágrimas que brotam do arrependimento. Jogue fora toda sujeira e lixo espiritual, remova o pecado que impede a luz que está dentro de ti refletir e iluminar muitos corações. Faça uma limpeza em teu coração e não insistas em esconder-se de Deus, mas apresente-se para ser curado e amado por Ele.
Assim como as máquinas precisam de revisão e reparos, a alma humana necessita de restauração para remover o azinhavre do pecado que impede o brilho de Deus refletir em nosso rosto. Um rosto enferrujado pelo pecado não pode refletir Deus. Um coração repleto da graça de Deus vive as dimensões da imagem e semelhança com o Criador: a dimensão humana e a dimensão divina. Deus em sua natureza divina se fez carne e tornou-se semelhante ao homem.Imprimiu no homem a imagem divina de Deus e habitou o homem para acostumar o homem habitar em Deus (S. Irineu de Lião).
O Padre Antônio Vieira nos ensina: quando oramos o céu faz silêncio de meia hora para ouvir (Ap 8,3-4). Então, por que não fazer silêncio de meia hora para ouvir o céu?
Eu ainda estava atordoado com a perda de alguns capítulos do livro que escrevia, quando recebi um outro para fazer revisão.Então eu disse: Senhor, não tenho experiência na arte de escrever, apenas me ofereci para ser um lápis em tua mão, agora além de um livro para escrever, me dás também um para revisar? Então, Ele disse: “Trabalhe os originais do livro de família que recebeste, e o segundo livro será a continuação do primeiro. E continuou:‘Quantas vezes eu quis reunir meus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas!” (Mt. 23,27). Os que se protegem sob minhas asas, a ave de rapina não pode capturá-los, mas os que estão fora delas, tornam-se presas fáceis do predador, aquele que vem para furtar, matar e destruir. ‘Eu sou o Bom Pastor, eu dou minha vida por minhas ovelhas”. (Jo 10,11). Muitos porém, se afastaram do meu caminho e não mais habitam minha tenda.
Como eu amo meus filhos! E como meus filhos me amavam! Como Brown fez com que meus filhos me odiassem! Que fez Brown à minha filha Maria Madalena? Em verdade, nada! Nada poderá atingi-la, porque ela não pertence ao mundo dos mortos, mas dos vivos. Eu não olho o passado de meus filhos, não me incomodo se ela foi uma madalena! Diante de mim ela é Maria, a amiga de Deus.
O justo recolhe com humildade as pedras que o mundo lhe atira e constrói com elas sua morada celeste, mas quem atenta contra o justo, torna-se réu da justiça divina. Ai daquele que zombando da verdade divina, semeia a mentira! Cada um colhe o que plantou, mas de Deus não se zomba!
Meu reino não é deste mundo (Jo 18,36). Não vim para gerar filhos biológicos.Eu vim gerar filhos espirituais para meu Pai que está no céu, por isso eu disse: ‘Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’.(Mt 12,50).
Os inimigos do Filho são também inimigos do Pai. Quem ama o Pai, não declare guerra ao Filho e quem ama o Filho, não entre em luta contra o Pai. Cuide o homem de não lançar dardos inflamados contra os céus, a fim de que não venham a cair sobre sua cabeça.
Eu disse: ‘Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie’ (Gn 1,24). E assim foi feito, de modo que o filho de peixe é peixe, segundo sua espécie.Gerado e não criado o Filho de Deus também é Deus. Teria eu gerado deuses?
Não! Eu não gerei deuses! ‘Há um só Deus. Isso até os demônios crêem e temem’ (Tiago 2,19).
Muitos se escandalizaram quando eu disse: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente e o pão, que hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo ‘Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6,54). Alguns chamaram a isso de ‘comer Deus’ e já não andam mais comigo” (Jo 6,66).
Ora, não é o pão da terra que alimenta o corpo material? Logo, o pão do céu alimentará o corpo espiritual!
E o Pastor chorou.
Pio V, então disse: Eis que se levanta uma nova Batalha de Lepanto! Não para levar os muçulmanos a declararem guerra aos cristãos da Europa, mas para que o mundo todo declare guerra a Cristo.
Olhando as lágrimas do Pastor, Agostinho sentenciou: - Era realmente necessário que houvesse heresia, a fim de que os firmes na fé se distingam dos fracos”.
“Tiago e João ergueram a voz: ‘Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?’
Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente: “O Filho do homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las” (Mc 9,54-56).
Meu filho, disse o Senhor: Toma este livro que te dou e vai falar ao meu povo. Filho do homem, nutre o teu corpo e enche a tua mente com o ensinamento que te dou e vai ensinar tudo que aprendeste de mim.Anuncia minha Palavra e traze de volta meus filhos dispersos pelo mundo inteiro. “Porque muitos se perdem por falta de instrução (Os 4,9). Não crêem em mim... e como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem me anuncie?” (Rom. 10,14). “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.” (Jo 10,14-16)
-Senhor, quem acreditará em minha pregação? (Is 53, l). Ele, porém, respondeu -me: Não queiras tu, ir para Nínive, quando eu te mandar para Tarcis (Jn 1,1-3). A minha Palavra é luz e alimento para a tua alma.Quem recebe uma lâmpada deve seguir na frente para aluminar o caminho daqueles que vêm após ele.Aquele que recebeu o alimento espiritual distribua-o aos outros, para que também estes tenham fé e alcancem a salvação.
Todo dia cobres teu corpo para proteger a nudez da pele, também deves revestir a tua alma com oração para proteger a fragilidade de tua fé. A fé gera a pregação e a pregação gera fé, mas primeiro vem a fé. É a fé que conduz à oração, mas é e a oração que fortalece a fé. Agora, vai e anuncia-me. Toma a palavra que te dou, e dá dela também aos outros. “Quem der testemunho de mim diante dos homens, também Eu darei testemunho dele diante de meu Pai”.(Mt 10,32). Antes, porém, reveste-te de minha armadura, porque a luta não é contra homem de carne e sangue, mas contra os espíritos malignos que estão nos ares (Ef 6,10-l2). Faze isto que te digo e não tenhas medo, porque, os que estão contigo são mais numerosos do que os que estão contra ti”(II Rs 6,16.)
Meu Deus, meu Deus! Tu bem sabes que não serei salvo pelas obras que realizo, mas pelas obras que tu realizas em mim. Ai de minha alma se não for obediente e submissa a ti! Se tu me mandas distribuir o alimento de tua Palavra, para que não respiremos mais o pó, e sim, o sopro de teu Espírito, daria eu ainda pó? De jeito nenhum! Ai de mim se não der aos outros tudo que me deste, pois se eu der tudo que recebi de ti e ficar somente contigo, ainda assim terei tudo.


LIMA, Adalberto. UMA LUZ NA ESCURIDÃO

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui