Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62304 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13575)

Frases (50697)

Humor (20045)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140833)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mind Map - Mapa Mental -- 19/09/2003 - 13:36 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mapa Mental - Mind Map





Conheci em 2003 a técnica denominada Mind Map de Tony Buzan, e confesso que fiquei muito empolgado com o potencial da técnica. Trata-se de uma técnica matemática, analítica e gráfica capaz de reconstruir o Modelo Mental que possuímos sob aspectos de memória, inteligência, associação e relações.

Utilizando-se desta técnica pode-se em potencial compreender os principais funcionamentos de associações de idéias, símbolos, imagens e sentimentos que possuímos. O Modelo Mind Map permite reconstruir e conseqüentemente compreender todo o funcionamento associativo que a nossa mente possui.

Por exemplo, se reconstruirmos o modelo mental de nossa mente a partir da palavra felicidade e verificarmos usando a técnica de Brainstorm e Mind Map combinadas que trabalho está diretamente associada com a felicidade e família não está. Percebemos claramente que o dia a dia do trabalho se torna fundamental para a construção de nossa felicidade em quanto que o caminhar da família possui menos importância e que a família está mais associada, por exemplo, com preocupação. Evidentemente para outra pessoa a situação pode ser inversa.

O trabalho que proponho é compreender quase que na totalidade as principais facetas da nossa vida, construindo um Mapa Mental (Mind Map) a partir de algumas palavras chaves que são elas:

- trabalho;

- família;

- saúde;

- amor;

- sexo;

- dinheiro;

- felicidade;

- tristeza;

- medo;

- raiva;

- passado;

- futuro;

- Deus;



Estas 13 facetas da sua vida permitem recriar o modelo associativo de idéias e relações que existem em nossa mente. Utilizando o Modelo Mind Map pode-se reconstruir e tornar consciente todo o modo de funcionamento de nossa mente e conseqüentemente permitir avaliar o nosso dia a dia como devemos viver e conviver com a sociedade a nossa volta.

O modelo passa a ser entrelaçado entre as 13 figuras centrais do Sistema de Mind-Map e conseqüentemente opera de forma associada entre si. O Modelo deve ser construindo considerando 3 níveis, sendo que no primeiro nível opera-se com até 10 associações, no segundo nível opera-se com até 5 associações e no terceiro nível com até 3 associações.

O modelo deve ser construído utilizando-se de cores diferentes para cada ramificação. Uma vez construído o Modelo completo de 13 figuras do Mind Map deve-se criar o laudo ou relatório conclusivo sobre o conjunto de associações, onde se retrata das conclusões do Modelo de Mind Map com 13 associações. O Mind-Map deve ser reconstruído de forma conjugada e deve permitir o remodelo em AutoCad para que a visualização se torne mais facilitada, utilizando-se layers sempre que necessário.

Este modelo permite não somente compreender uma fotografia da nossa mente como também compreender porque temos tantas dificuldades em algumas situações e tanta felicidade em outras e permite que realizemos um re-direcionamento de nossas vidas a partir destas conclusões.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui