Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Opinião sobre o livro "Um homem por inteiro", de Tom Wolfe -- 23/07/2001 - 19:11 (Julio César Amorim de Oliveira Mulatinho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Adoro livros como este: irônico, sem medo de cutucar peixes grandes, e com uma boa história prá contar. Aqui temos um painel da cidade de Atlanta, nos EUA, onde tudo gira em torno de Charlie Crocker, grande incorporador imobiliário e ex-astro do futebol americano. Mas o livro não se prende apenas a ele, são vários os pontos de vista: o advogado negro que defende um novo superastro do futebol americano de uma acusação de estupro; a ex-mulher de Charlie, trocada por uma bem mais nova; o funcionário do banco ao qual Charlie deve mais de 100 milhões de dólares; e um ex-funcionário de uma das empresas de Charlie, demitido após um corte de despesas e que acaba se tornando presidiário.

Wolfe realizou uma pesquisa incrível para este livro. Tudo é descrito detalhadamente (tão detalhadamente que às vezes chega a irritar), Atlanta é mostrada como um caldeirão onde as tensões raciais são muito fortes e qualquer deslize pode ser o suficiente para que uma guerra comece.

O livro ainda nos revela muitos podres deste país que se acha o dono do mundo, mas muitas vezes jnão consegue cuidar nem de si mesmo. Uma leitura incrível, apesar de muito longa, Wolfe não deixa pedra sobre pedra em sua narrativa (crítica) ao famoso american way of life. Até filosofia entra na história, o que acaba deixando o final do livro com um ar meio Lair Ribeiro, e não fica claro se Wolfe está fazendo gozação às máximas da auto-ajuda ou se é pra levar a sério o que está escrito.

Enfim, um livro que serve para que conheçamos um pouco mais sobre eles, os estadunidenses, nossos colonizadores.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui