Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Deus - César - Ciência -- 12/04/2005 - 23:51 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Dois milénios de prepotência e simulada ignorância

A questão explícita que muito sucintamente abordo, com a simplicidade que a equaciono e exponho, hoje em dia ainda é de âmbito assaz delicado e sobretudo perigoso: o triângulo Deus-César-Ciência tem por enquanto bastante caminho a percorrer no espaço temporal até que o propositado e tácito imbróglio entretecido pelos poderosos deixe enfim de constituir busílis predominante. Milhões de humanos, dum e doutro lado da paliçada, sucumbirão inexoravelmente em vão até que o esclarecimento raie e definitivamente deveras se implante. A trindade a que aludo e que aparentemente parece confrontar-se entre si, permanece intocável, seja qual o "in nomine" que adopte.

Por exemplo, raciocine-se sobre um conhecidíssimo e inequívoco dado: o cidadão Lula da Silva, e como ele todos os idênticos em suas preanunciadas promessas, partiu radicalmente para a política em nome dos desfavorecidos da vida. Andou pois uma década a candidatar-se até evoluir no sentido que os tronos do poder impõem. Ao cabo de suficiente tempo no mando, que de facto não pode nem é capaz de exercer relativamente à sua manifestada proposição, sempre "in nomine", verifica-se que está incisivamente a tratar, sim, da sua reeleição. A famigerada "Fome Zero" vai perpassando em evidente lampejo falacioso e até se teme que o "zero" comece a contar com alguns fortes digitos à esquerda, logo que lá se coloque o inevitável sinal menos.

Num brevíssimo relance sobre o panorama das nações - as excepções constituem meros exemplos de "lana caprina" em relação ao todo - vê-se nitidamente que as indústrias da guerra e do sexo ocupam tenazmente, sob engenhosas e fictícias paredes morais, todas as fundamentais frentes dos que vivem à grande e muito para além do limite digno e razoável. Diga-se que Sodoma e Gomorra, que nunca deixaram de existir de facto, se transformaram em aprazíveis e secretas catedrais de prazer. Em redor e guardados à vista, dois terços da humanidade suam as estopinhas para sobreviver. Uma grande parte está até persuadida de que vai a algum sítio não indo nunca a sítio algum.

É assim?... Não é assim? É um pouco assim, mas não é tanto assim?... É e é-o desde sempre. O único balsamo da maioria é a esperança, o tal sentimento que é o último a morrer e morre sem servir para nada. Que medidas pois tomar para pelo menos minorar quanto possível a degradante situação que se depara. Vão-se tomando: uma vezes, fazendo tudo (Afeganistão, Palestina, Iraque e quejandos colapsos) e outras vezes, não fazendo nada (África e grandes partes da Ásia e da América do Sul).

Deus-César-Ciência... Eureka!... Eis o bem que para tantos e tantos chega sempre tarde. Salvé a natureza... Que é a única que vai fazendo justamente o que tem a fazer.

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui