Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Aumenta perseguição religiosa no mundo -- 25/10/2008 - 10:45 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aumenta perseguição religiosa no mundo

Segundo o informe publicado por Ajuda à Igreja que Sofre

ROMA, quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ZENIT.org

Aumenta no mundo a perseguição religiosa, constata um estudo publicado nesta quinta-feira contemporaneamente na Itália, Espanha, França e Alemanha. O «Informe sobre a liberdade religiosa no mundo 2008», redigido pela primeira vez em sete idiomas pela associação Ajuda à Igreja que Sofre, foi ilustrado à imprensa em Roma, por seu presidente, o Pe. Joaquín Alliende.
«Sem liberdade religiosa não há democracia nem paz no mundo», explicou o Pe. Alliende na apresentação que aconteceu na Sala de Imprensa Exterior de Roma.

O sacerdote chileno declarou que o Informe «responde a uma necessidade cada vez mais sentida pela opinião pública de conhecer a situação real dos direitos humanos em geral, e da liberdade religiosa em particular, como direito inalienável de todo ser humano».

«Este informe – disse o Pe. Alliende – se caracteriza por seu caráter não-confessional.»

Índia e Iraque, novas preocupações

O Informe constata que a situação na Índia piorou nos últimos anos, apesar de que a constituição reconheça a liberdade religiosa.

Trata-se de uma perseguição que é aproveitada e financiada por pessoas que querem ter a população no nível de escravidão, explicou na coletiva de imprensa o Pe. Bernardo Cervellera, diretor da agência Asianews.it e um dos redatores do Informe.

Dá-se o risco de que a identidade da Índia fique seriamente comprometida, evoluindo para um sistema confessional hindu, constata o informe.

O estudo analisa também a situação no Iraque: desde o final de setembro, 2 mil famílias cristãs tiveram de abandonar Mosul e se refugiaram em Nínive, por causa das perseguições, testemunhou à imprensa o jornalista Camille Eid, outro dos redatores.

A lei aprovada em setembro passado no Parlamento de Bagdá – recordou Eid – aprovou o artigo que apenas uma mínima parte garantia a liberdade religiosa dos cristãos no Iraque.

Graves limitações

Na apresentação do Informe se fez uma lista de «países nos quais se registram graves limitações à liberdade religiosa». Entre eles se encontra a China, Cuba, Coréia do Norte, Irã, Nigéria, Birmânia, Laos, Arábia Saudita, Paquistão e Sudão.

Depois se apresentou a lista de países nos quais se verificam limitações legais à liberdade religiosa, entre os quais se encontra o Afeganistão, Argélia, Bahrein, Bangladesh, Belarus, Bolívia, Egito, Eritréia, Terra Santa (Israel e os territórios palestinos) e México.

Leram depois a lista dos países nos quais se registram episódios de repressão legal (volta-se a citar a China, Cuba e Irã) e dos países nos quais se registram conflitos locais, analisados já em outras seções.

Motivos de poder

«O que se pode constatar do Informe 2008?», perguntou-se o Pe. Cervellera na coletiva de imprensa. «Um dado interessante é, sem dúvida, que as ofensas à liberdade religiosa se devem cada vez menos a causas ideológicas e cada vez mais a motivos de poder.»

Em alguns casos, como por exemplo a China, «o temor de abrir-se à liberdade de culto coincide com o temor de deixar espaços a outras liberdades».

Mais informação em http://www.ain-es.org



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui