Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140918)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Guerra do Paraguai: guerra injusta? -- 14/07/2015 - 10:16 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caros amigos,
 
Recebi um e-mail que mencionava uma declaração do Papa na visita ao Paraguai, na qual ele teria dito que a Guerra do Paraguai foi uma guerra injusta.
 
Essa posição historicamente injustificácute;vel teria implicações, salvo melhor juízo, não só morais como também jurídicas em termos de Direito Internacional.
 
A guerra escalou para altos níveis de violência, mas esta não foi provocada unilateralmente, o Paraguai foi o agressor, quis se expandir à custa dos vizinhos e era governado por um ditador sanguinácute;rio. O Papa não poderia deixar de saber isso. Estaria contaminado pelo discurso populista e ideológico da esquerda bolivariana do Foro de São Paulo? Rezo para que não seja assim.
 
Lamento pela infeliz declaração do Sumo Pontífice que vem se agregar a outras que vão conformando um perfil de esquerda, ao meu ver, perigoso para o futuro da Religião Católica no mundo. 
 
Um abraço do RP.
[Luiz Eduardo Rocha Paiva - general]
 
 
 

Meus caros,
Escrevi o texto abaixo a partir dessa ideia de guerra injusta do Papa. 
Abs.,
Pio Penna
 
Paraguai: guerra injusta?

Pio Penna

O Papa Francisco, em recente visita ao Paraguai, afirmou que a guerra do Paraguai foi injusta. Sem dúvida, a guerra do Paraguai foi injusta, sobretudo com o povo paraguaio. Mas qual guerra pode ser considerada justa? O que é necessácute;rio para definir uma guerra como justa? Talvez o Papa tenha falado isso porque é um humanista e, por princípio, contrácute;rio a todas as formas de guerra.

É muito difícil afirmar que uma guerra é justa. Geralmente é aceito que um país tem o direito de se defender quando sofre uma agressão. Se for esse o caso para definir que uma guerra é “justa”, pelo menos em seu ponto de partida, então a guerra do Paraguai começou a partir de um ato de justiça, porque afinal o Brasil foi atacado por tropas paraguaias que, além de invadirem o território do país, assassinaram cidadãos brasileiros e saquearam propriedades por onde passaram.

Temos que parar com a vitimização do Paraguai em decorrência da guerra do século XIX. É bobagem e proselitismo barato dizer que o Brasil foi o malvado e o Paraguai, a vítima; o país bonzinho destruído pelo poderoso Império brasileiro.

Os paraguaios seguiram até o fim o seu líder supremo, o marechal Solano López, que arriscou a existência de sua pácute;tria em nome de um objetivo político impossível de ser alcançado, que era impor os interesses do seu país ao Brasil por meio de uma medida de força. Aliácute;s, a reabilitação histórica de Solano López é, no fundo, um despropósito, porque afinal foi ele o artífice de sua própria queda e da ruína do seu país. É esse tipo de líder ou herói que os paraguaios querem cultuar?

López teve o destino que mereceu. Suas próprias ações levaram a isso. Acusar o Imperador e os militares brasileiros de terem conduzido uma guerra injusta não faz o menor sentido, a não ser na perspectiva da vitimização de um país que foi vítima do seu próprio líder supremo. Não devemos, como brasileiros, portanto, ceder a esse canto da sereia do revisionismo histórico sem fundamento nos fatos.

É preciso, portanto, colocar a questão em perspectiva. Nesse caso, não hácute; como mudar a História. O que aconteceu foi que o Paraguai, numa atitude ousada, diria mesmo insana, atacou o Brasil e a Argentina e pagou para ver. O que queria Solano López? Que o Império brasileiro recuasse e aceitasse a vontade política do Paraguai, intimidado por uma agressão militar? Ora, isso simplesmente não existe.

O Brasil exerceu o seu direito e, na verdade, sua obrigação de revidar a uma agressão externa. E é sempre bom lembrar que quem se preparou para a guerra foi o Paraguai. Nem o Brasil e nem a Argentina pensavam em guerrear com o Paraguai, por isso o prolongamento do conflito, uma vez que os seus exércitos estavam despreparados para a guerra.

É verdade que a guerra atingiu um patamar absurdo de violência e que quem pagou o preço mais caro por ela foi o povo paraguaio. Mas qual guerra não é violenta? A violência é inerente à guerra. Acusações de crueldade em guerras são redundantes e, por vezes, são usadas como forma de denegrir a imagem de um dos atores por motivos políticos. Tão covarde quanto matar crianças em combate é colocácute;-las em combate, isso apenas para ilustrar um dos episódios mais criticados da guerra.

Portanto, a guerra do Paraguai foi injusta como todas as guerras são injustas. É preciso parar com esse proselitismo barato de que o Paraguai é o que é por causa do Brasil.

 

 

CALENDÁRIO DO IMPEACHMENT

Gilberto Simões Pires - 06/ 07/ 2015

Segundo anácute;lise feita pelo pensador (Pensar+) Paulo Moura, tanto o PMDB quanto o PSDB jácute; concordaram até numa data para deflagrar a queda de Dilma Rousseff.

Calendácute;rio do impeachment:

14 de julho – Depoimento de Ricardo Pessoa ao TSE;

21 de julho – Vence o prazo dado pelo TCU para a defesa das pedaladas fiscais de Dilma Rousseff;

16 de agosto – Protestos marcados pelos movimentos de rua;

Agosto – Julgamento das contas públicas de 2014, que devem ser reprovadas pelo TCU;

Outubro – Julgamento das contas da campanha de Dilma Rousseff, que devem ser reprovadas pelo TSE.

 

Leia as últimas postagens de Félix Maier:

https://twitter.com/fmaier50

http://resistenciamilitar.blogspot.com.br/ 

http://felixmaier1950.blogspot.com.br/  

http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/ 

http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui