Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Grã-Bretanha: indiferença frente a direitos dos não-nascidos -- 27/10/2008 - 22:00 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Grã-Bretanha: indiferença frente a direitos dos não-nascidos

Denúncia do cardeal O’Brien no 60º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos

Por Roberta Sciamplicotti

GLASGOW, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ZENIT.org

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no próximo dia 10 de dezembro, o cardeal Keith Patrick O’Brien denunciou a «indiferença bárbara» frente aos direitos das crianças não-nascidas.

Intervindo no sábado passado na Conferência Anual da Society for the Protection of Unborn Children (SPUC) em Glasgow (Escócia), o purpurado afirmou que, apesar de que no final da II Guerra Mundial se estabeleceu um marco internacional de direitos humanos, «a dura realidade é que as nobres palavras destas declarações vieram acompanhadas de uma indiferença bárbara frente aos direitos dos concebidos».

O sistema dos direitos humanos, observou, «fracassou miseravelmente, sobretudo na hora de defender o mais básico destes direitos, o direito à vida».

«Forças escuras distorceram as leis e as consciências de nossa nação, e nossa situação é agora pior que nunca», lamentou, recordando que, segundo dados difundidos pela mídia escocesa, realizam-se 38 abortos a cada dia. No ano passado houve 13.703, contra os 13.163 do ano anterior.

A propósito disso, recordou a questão da Human Fertilisation and Embryology Bill, votada em 22 de outubro passado e definida pelo purpurado como «um monstruoso ataque aos direitos humanos, à dignidade e à vida humana».

«Não podemos nos basear na lei para salvar-nos de nossos problemas – confessou o cardeal O`Brien. O fato de que nossa sociedade tenha se precipitado a uma cultura da morte deriva de ter relegado cada vez mais Deus às margens de nossa vida e da consciência de nossas nações.»

Se os ordenamentos aprovados pelos parlamentares podem ser criticados e deplorados, constata, «devemos reconhecer também que aqueles que foram eleitos por nós, em nosso nome, em sua maior parte refletem a sociedade da qual procedem: apóiam o aborto porque a sociedade o apóia, apóiam a experimentação com embriões porque a sociedade a apóia, e apóiam os testes genéticos e a potencial eliminação dos concebidos porque a sociedade o faz».

«Nossa luta, nossa batalha – a vossa – deveria referir-se não só aos eleitos, mas também ao eleitorado! – exclamou. As leis boas derivam das boas sociedades.»

Por este motivo, exortou a uma verdadeira e própria «conversão da sociedade», admitindo que não é possível «incutir os valores morais através da legislação. É preciso incuti, implantar um sentido do que é justo e do que é errado em todos, com a esperança de que façam o mesmo».

Apelando a «todas as pessoas de boa vontade», o cardeal exortou a considerar cada vez mais o papel da consciência e seu vínculo intrínseco com a verdade.

A Igreja, sublinhou, «é uma indicação para a consciência, não só para quem adere à fé católica, mas para todos os povos».

«Através de nossas elaboradas estruturas políticas e legais e nossas nobres declarações, cremos que poderíamos construir uma sociedade sem Deus», admitiu, revelando que «este projeto fracassou».

«Animo todos os meus paroquianos e cada um de vós a que examineis vossa consciência e tenteis reconstruir nossa cultura e despertar a consciência de todos.»

Bento XVI, recordou, «escreveu muito sobre a importância da consciência, sobre a necessidade de sustentá-la com os ensinamentos da Igreja, mas também sobre a necessidade de refletir sobre ela».

«Devemos promover mais uma vez a necessidade do recolhimento, da meditação e da oração íntima. Isto representará a fonte de força para cada indivíduo, e juntos poderemos transformar nossa cultura.»

«Depois de 60 anos, eu vos exorto a trabalhar para estabelecer a luta contra o aborto como verdadeira questão de direitos humanos – concluiu, dirigindo-se aos membros do SPUC. Prometo trabalhar convosco com este fim de qualquer forma possível. Com a ajuda de Deus, creio que é uma batalha que podemos vencer.»


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui