Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VERGONHA NACIONAL -- 25/07/2001 - 14:54 (Maurício Santanna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É incrível como a máquina do poder e a mídia tentam persuadir nossa sã consciência e muitas vezes fazemos parte delas, sem sabermos.

O que mais se destaca nos jornais nos últimos dias é a derrota da seleção brasileira de futebol para a seleção de Honduras. Em todas as notícias que vejo, seja nos jornais ou nas redes de televisão, a manchete é a mesma, "vexame, vergonha nacional".

Quem escreve estas palavras não é um daqueles burocráticos que detestam futebol, ao contrário eu adoro futebol, contudo me reservo o direito de ser inteligente e saber que no jogo de futebol existem dois times e que nem sempre o favorito ganha, a imprevisibilidade é que dá valor ao esporte, portanto mérito para a seleção hondurenha.

Vergonha nacional é outra coisa, temos que deixar de lado o pensamento ridículo e implantado nesse país ainda na ditadura, de que nossos jogadores representam a pátria de chuteira. Eles são apenas jogadores de um esporte, que como qualquer outro se perde ou se ganha.

Vergonha Nacional é vermos nos jornais que o brasileiro está comendo menos feijão, por que "tá muito caro", ou vermos no início do século XXI nosso país precisar racionar energia, por que entregamos todo nosso dinheiro ao FMI e não temos com o que investir em formas alternativas de energia, e mais contrangedor, ainda, é vermos nossos governantes colocarem a culpa em São Pedro, nos chamando dessa forma de idiotas.

Vergonha é notarmos que as financeiras e os bancos cobram juros de doze a quinze por cento ao mês e que o Governo tem a cara de pau de dizer que nossa inflação esse ano ficará em seis por cento ao ano.

Vergonha nacional é vermos tantas crianças, pedindo, roubando e morrendo nas ruas, por que não se investe na contrução de mais escolas. Vergonha é vermos tanta gente demonstrar civilidade em frente a uma partida de futebol e continuarem apáticos frente às notícias que demonstram que nosso país está agonizando por causa da corrupção e negligência dos governantes e, ainda, pela cumplicidade daqueles que só pensam em gritar "é gol...gol do Brasil".



....Todos os direitos estão reservados........
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui