Usina de Letras
Usina de Letras
199 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Gabi (recordações)* -- 01/10/2015 - 12:24 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Gabi (recordações)*


Que bom, minha filha, que tenha conseguido os livros de que precisava!


A propósito lembrei-me de alguns fatos que narro a seguir.


Lecionei 27 anos na Upis: admitido no começo dela: 4 disciplinas, aprovado pelo CFE, e saí muito depois. Infelizmente, sua evolução (involução) é complicada. Na Católica, estive 12 anos: 3 disciplinas, aprovado pelo CFE. Lá havia (e me parece que até hoje há) o Banco do Livro: cada aluno tinha tantos livros quantos o professor escolhesse para trabalhar no semestre (logicamente, havia limite racional). Tudo organizado. No início, o estudante os recebia e só teria de devolver no final do semestre, sem um risco nem rabisco.


Tudo mudou. Tenho saudades, sim. A vida era muito difícil, você nem tinha nascido; as demais eram pequeninas. Eu lecionava 5 noites por semana e aos sábados à tarde para complementar a renda, porque era eu quem cuidava da minha mãe: dois condomínios; dois IPTUs; duas auxiliares domésticas; duas taxas de luz; duas taxas extras; duas prestações do financiamento dos imóveis (altas); duas compras mensais de alimentos (além das rotineiras); dois salões de beleza; dois clubes sociais, e ainda: médicos, remédios, roupas, perfumarias e outras coisas...


Enfim, minha filha, tudo era dois ou mais! Arrependo-me. Não. Deus me ajudou! Ela foi injusta e cruel comigo. Deus a acolha. A Genise lembra-se, em parte, do episódio.


Devo esclarecer que sua mamãe dividia o salário, também suado e sofrido, para auxiliar a sogra que jamais lhe disse pelo menos: Obrigada.


Tinha irmã 4 anos mais velha do que eu. Só arrogància e soberba (paupérrima, suja na praça, pessoa do mal, e metida à rica). Nunca ajudou em nada. Já se foi. Que tenha paz onde estiver!


Do meu tempo de professor, lamento apenas a falta de momentos para audição dos discípulos. Com muitos alunos brilhantes, nem sempre podia ouvi-los. O professor que vai lecionar pensando somente que ensina está na contramão: com os alunos aprendi muito, só me penitencio de que não pude aprender mais. A idade chega, o cansaço bate firme. Agradeço a Deus por ainda estar trabalhando na Empresa.


Sabe, filha, dia 17/01/2016, o papai fará 60 anos de serviço honrado e comprometido com as causas justas.


Desculpe-me o desabafo. Mas é importante que você vá conhecendo algumas fases do seu papai. Já estou velho, e o fim pode não estar muito longe.


Ah! quanto ao trabalho, mande para aqui até o dia 9; depois, para casa: estarei de férias, só 20 dias.


Beijos, papai


* Brasília, DF, 01/10/2015.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui