Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sexualidade X Divindade -- 27/09/2003 - 17:53 (Luís Vicente Andrade de Assis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As religiões tradicionais do ocidente usam o pecado e punições divinas, como um meio de controlar seus fies, através do medo.

O fato de muito cedo eu ter ido por conta própria em busca de conhecimento espiritual, me fez rejeitar a idéia de um Deus, cujo único objetivo é salvar almas ou puni-las eternamente, pelos seus pecados, o que me fez rejeitar as religiões tradicionais. À medida que fui ficando mais velho o sexo passou a ter a devida importância, me proporcionando bem estar físico. Durante a adolescência foi muito difícil aceitar plenamente a necessidade por sexo, pois o conflito entre sexualidade e religiosidade se tornou bastante acentuado. Isto fez com que, eu continuasse a satisfazer a necessidade por sexo, mas causava também o sentimento de culpa por estar fazendo algo pecaminoso que ia de encontro às escrituras sagradas.

Mesmo rejeitando a idéia de um Deus vingador, passei a associar a figura de Jesus e da Bíblia, ao meu sentimento de culpa a tal ponto, que, quando precisava escrever o nome de alguém no qual constava a palavra Jesus, esta era abreviada ou suprimida.

Estes fatos geraram conflitos emocionais profundos, entre a necessidade por sexo e a busca por espiritualidade.

Pelas minhas observações, isto também é um fator, para a geração de conflitos em grande parte da sociedade ocidental, pois quando as religiões deixam de lado a necessidade física pelo sexo, encarando-o como um ato divino, que deve ser usado apenas para a perpetuação da espécie e que a satisfação plena desta necessidade é pecaminosa, criamos pessoas que sofre de “bulimia sexual”, satisfazendo a necessidade do corpo pela energia sexo, de outras formas, surgindo assim os fanáticos, neuróticos, psicóticos, etc. E hoje já esta provado que o sexo não é necessidade básica para a perpetuação da espécie.

Um exemplo clássico é o de alguns santos da igreja católica, que se auto-flagelaram em nome de Jesus, mas que provavelmente estavam se punindo pelos seus desejos sexuais reprimidos.

Em mim, este conflito criou um vácuo entre a necessidade do meu corpo por sexo e a busca pela espiritualidade.

Embora este conflito ainda exista, a busca por religiosidade, sempre foi muito importante, pois para mim é também uma necessidade, isto me fez procurar o conhecimento por filosofias, principalmente as orientais, o que vem fazendo com que o sentimento de culpa aos poucos esteja sendo compreendido.

Porem o processo é longo e doloroso, e poderia ser evitado se tivesse sido orientado desde cedo que o sexo e a divindade podem conviver harmoniosamente, são coisas distintas, que podem ser sublimadas, purificadas, mas não suprimidas.



OBS: Esta reflexão é sobre sexo, não sobre o amor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui