Usina de Letras
Usina de Letras
225 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O charuto de Fidel... e de Lula -- 27/09/2003 - 23:20 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O charuto de Fidel... e de Lula - o amigo cubano -

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Devemos reconhecer que a esquerda ortodoxa nutre simpatias pelo governo de Cuba. Mas também não podemos divagar reminiscências acerca da visita de Lula a Fidel.

O que temos para analisar é um encontro de dois chefes de Estado. E que, possivelmente, discutirão possíveis acordos comerciais. Não seremos ingênuos, a política latino-americana estará pautada em encontros reservados.



Nessas quatro décadas de regime cubano, foram escritos vários livros e artigos. Inúmeras publicações e análises políticas e muito ainda será publicado sobre a ilha de Fidel. Enaltecimentos e críticas serão infindáveis até que Cuba renasça.

No auge de guerra-fria algumas ações revolucionárias eram explicadas e compreendidas porque era uma luta do capital contra o trabalho, ou melhor, capitalismo x socialismo.

Muitas atrocidades forma cometidas, de parte a parte, em nome de dogmas e temores ideológicos.

Recentemente o regime cubano executou sumariamente três desertores e a opinião pública mundial reagiu energicamente com essa afronta aos direitos humanos. Esse trágico episódio expôs para o mundo o que já sabíamos, ou seja, o regime cubano envelheceu com Fidel. Hoje, urge, uma autocrítica de Cuba. Há uma necessidade premente que o velho revolucionário reveja suas posições.

Devemos, também, rever essas quatro décadas de embargo econômico por parte do poderio comercial americano. Cuba é pobre, também, por causa desse embargo.



Entre um e outro charuto Fidel relembrará todas as suas desventuras para chegar ao poder na Ilha. Possivelmente, como um ancião, recordará antigos e valorosos companheiros de revolução: Camilo... Che... e tantos outros que fogem à memória.



Esperamos que Lula, como em todos os seus encontros internacionais, principalmente em Davos e no G8, diga ao ditador o sentimento da esquerda moderna. Cuba precisa sinalizar com uma abertura política para avançar e aprimorar a sua maior contribuição que são as questões sociais bem-resolvidas.



Se cuba comemora a chegada de um amigo, como amigo, caberá a Lula uma conversa de pé-de-orelha com o ditador, assuntos não faltarão: democracia, imprensa livre e direitos humanos... questões que ainda não chagaram por lá.

Entre um charuto e outro a conversa rola. Afinal, amigo é para essas coisas.







Outros artigos sobre Cuba.



O mito e o ditador



Pra não dizer que não falei das flores... e de Cuba



Sin perder la ternura jamás



E a crônica Carlito Cientodosfuegos



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui