Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Bobagens inerentes ao Ser -- 04/06/2004 - 17:06 (Jacques Madean) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O segredo de ser o que as ilusões pedem... fazem-nos sentir como bobos. Mais quem é esse ser desprezível? Que nos faz marmanjos e dondocas sem sentido, tomando nossos fôlegos?

Minha concepção de mim mesmo me faz obstinado pelas minhas coisas (desprezíveis por sinal). Há quem diga que viver de minhas desgraças não seja uma vida digna, mas vejo que apesar de qualquer pensamento, ou diria mais, acima de qualquer um, isto é que é estar à vontade consigo mesmo! E a minha, meus nobres amigos, é viver sem tréguas com minhas derrotas, que são as únicas que consigo bravejar de dor, enquanto o mundo aplaude. A alegria não, a bobagem. Sempre zelando pelas simplórias imperfeições de meu país e justificando toda mensuração incalculável de meu sistema sinto o quanto sou vendido a eles. Em troca, eles me dão atenção. Os bobos têm toda a atenção. Disso ninguém pode discordar.

Uma vez me perguntaram se eu gostava de conversar e eu perguntei: conversar seria o ato de se relacionar com pessoas que acham que podem dizer algo? A pessoa falou: evidente! E eu continuei: Mas esse achar poderia estar sobre o que se pode e quer? A pessoa falou: Sim, é obvio, né? Continuei: Então quem sabe o que pode, pouca certeza tem do que não deve... portanto, posso te dizer que não gosto de conversar com pessoas deste tipo. Ser bobo é um dom, não deve ser menosprezado ou vilipendiado.

Saber devanear... ahhh, eu sinto agora o sopro do vento... não é somente um dom, mas um som. A arte de falar bobagem encontra-se nas mais belas mentes de todos os tempos eu presumo. Não diria, porém, que me sinto incomodado com as bobagens, pois me sinto parte delas e não somente com elas; ver as coisas faz parte do fazer parte. O ver torna tudo como mera ilusão... e a ilusão é uma forma de bobagem da mente, que se teima idiotamente ser real. Os que amam sabem do que estou comentando. O ser bobo vai ao irreal para fazer-se real na sua plenitude. O pensamento de bobagem é formidável. Faz o que sempre queremos fazer e temos vegonha... Por ser inteligente temos medo. Mas os tolos de pensamento fazem por não sabiam que era errado fazer. Fazem porque tudo lhes é lindo. Sim todos nós pensamos, então todos temos pensamentos de bobagem, mesmo que tentemos fugir deles!

Gritemos todos com a garganta quase rouca! Temos a mais "perfeita" ironia das letras e das falas: a loucura dos pensamentos! Que nos torna donos do mundo


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui