Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Quo vadis, Brasil? -- 12/12/2015 - 23:09 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Quo vadis, Brasil? (*)

Marco Antonio dos Santos

Com precisão, percuciência e sagacidade no cumprimento das leis e mediante acurada análise e relacionamento de dados e informações e uso intensivo de método, o Juíz Sérgio Moro e a equipe de Procuradores, Promotores, Delegados, Peritos e Agentes do DPF vêm dando cabo da organização criminosa que por mais de uma década dilapidou recursos públicos em benefício próprio e do  grupo político - empresarial que lhe deu sustentação. Os fatos são inegáveis.

Parte significativa da sociedade pergunta,com certa dose de desesperança: "será que vai dar alguma coisa?"

Dentro da legalidade, com lógica marcante, os praticantes dos mal feitos estão sendo detidos e mantidos aprisionados. O cerco está se fechando em torno daqueles que tinham (ou tem) o domínio dos fatos que levaram a tal estado de coisas, que não atingem apenas os cofres públicos, mas principalmente, o tecido social brasileiro, ferindo de morte o Estado e o tecido social.

Agora discute - se, não ainda à exaustão, o pedido de "impeachement" da Presidente.

As motivações do Presidente da Câmara no encaminhamento do pedido e os fatos alegados talvez não sejam suficientes para a concretização do impedimento, mas importantes para que a sociedade avalie os danos promovidos  pelo governo sob o comando de Dilma Rouseff e seu antecessor. Dilma alega que não é ladra. É, a atuação incompetente e leniente só roubou a esperança de uma população carente de desenvolvimento econômico, político e  social.

Cabe a pergunta para onde vais, Brasil? Prevendo possibilidades de desenlaces para a crise político - econômica, a pior em meio século, que assola o país e para a qual os atuais detentores do poder não se mostram preparados ou pretendendo dar solução.

Movimentos sociais controlados e a serviço do Partido ocupam sedes de órgãos de governo, estradas e praças públicas  em pontos estratégicos em claras demonstrações de força - não sem explicitar suas palavras de ordem tipo "na lei ou na marra".

Não parece estranho que pressionem o governo justamente em um momento em que o discurso é de contensão de gastos? Mas não é.

O desemprego aumenta e crescem os gritos por ganhos salariais.

O PIB cai e a propaganda cresce.

A insegurança pública beira o caos e pedem que soltem mais presos.

Desarmam o cidadão enquanto criminosos se armam com fuzis.

Não há moradias dignas suficientes, suprimento de água em quantidade e qualidade, a infraestrutura desmorona, os desastres ambientais se sucedem, mas estádios sem futebol e  instalações para jogos mundiais foram erguidas.

Pandemias batem à porta condenando as próximas gerações de que o País precisará sustentar a população. Mas sobram palavras vazias proferidas em brados arrogantes.

O discurso é um, a realidade é completamente outra. Dá - lhe propaganda! Ganham os marqueteiros.

Ainda assim, não deixam de surgir cúmplices, cegos pelo vírus de ideologia nefasta, e outros que ganham com a desgraça alheia, a defender a manutenção de um governo que acabou e que nunca deveria ter começado.

Quo vadis, Brasil? Acorda povo!

Marco Antonio dos Santos

Empresário e professor.

(*)«E agora vou para Aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Aonde vais?» (João 16:5)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui