Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140917)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O NATAL, AS GERAÇÕES E A TECNOLOGIA -- 13/12/2015 - 20:30 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O NATAL, AS GERAÇÕES E A TECNOLOGIA

Por Emerson Rogério de Oliveira

emersonroli@terra.com.br

Quando Adão comeu a maçã e depois a Eva eles se tornaram os primeiros pais da terra e deram início à primeira geração humana. A fecundidade gerou a vida, a vida gerou as civilizações e destas se formaram as gerações, que se espalharam paraíso a fora. A perpétua sucessão dessas gerações, se sobrepondo umas às outras, é uma demonstração consagrada da presença de Deus no eterno fluir do Universo.

No dia 25 de dezembro, dia do nascimento do Menino Jesus, os anos passaram a ser contados, dividindo a Era Cristã em Antes de Cristo – AC e Depois de Cristo – DC, conferindo um marco para as gerações da humanidade.

Nascido em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial, a minha geração jácute; estácute; de saída, dando lugar à próxima. Incorporei ao Exército na convocação da Classe daquele ano. Nossa geração ainda pegou o tempo das benzeduras e das cataplasmas. A descoberta e o emprego da penicilina eram bem recentes.

Viemos ao mundo envoltos em mistérios e surpresas. Tanto que, no início da concepção da vida, a mãe ou suspeitava que estivesse grácute;vida devido ao atraso da menstruação ou confirmava o fato com o infalível teste do sapo. Esse teste consistia em injetar num sapo bufo, via subcutânea, a urina da mulher e observar a reação do batrácute;quio, se ocorresse modificação no bicho o resultado era positivo. Grácute;vida, todos ficavam curiosos para saber o sexo da criança até o dia em que a aparadeira (parteira), depois de dar um bofetão na bunda erguia a gente pelos pés e perguntava para a galera: “Adivinhem quem vem para mamar?”

Depois do banho na gamela, iniciava-se o rito da mumificação. Éramos cinchados pela cintura com largas faixas para prender o umbigo e em seguida embrulhados em vácute;rias camadas de cueiros (fraldas). Na cabeça, para proteger a moleira e os ouvidos, nos enfiavam uma touca. Assim entrouxados parecíamos pequenas múmias. Ficavam livres os olhos remelentos, que só se iam abrir depois de três ou quatro dias, o nariz para respirar e escorrer a meleca, e a boca ácute;vida para mamar e emitir berros de protestos, que serviam para abrir os pulmões. Não bastasse, nos passeios cobriam-nos a cara com um tecido de filó por causa da claridade. Tempo de trevas!

Por ocasião da época do Natal sempre fiquei cismado por nunca ter visto nos berços dos presépios a figura do Menino Jesus entrouxado de roupas. Ele estácute; leve e solto, com braços e pernas livres, podendo até chupar o dedão do pé.

Graças a Deus tudo isso mudou. A partir da geração dos meus netos sumiram aqueles varais com uma fieira de cueiros estendidos ao sol. Agora as crianças usam fraldas descartácute;veis. Que tal?

Os nossos netos jácute; nascem com os olhos abertos e curiosos, observando tudo ao redor, sem se importar com os clarões das luzes e dos flashes das fotos e filmagens. E até fazem pose para o selfie. Adoram o barulho. Sons, cores e luzes são tudo o que eles querem. Arrisco-me a dizer que se percebem astros – os donos da festa. E não são? Lindos e maravilhosos eles desfilam pelas redes sociais compartilhando com os parentes, amigos e curiosos a sua chegada ao mundo. Fotos e imagens nas mais variadas posições transitam pela web em e-mail, whatsapp, twitter, hasthag, instagram...

 Na nossa geração os retratos eram raridades. Eu só comecei a aparecer na foto – e bem! – depois que jácute; estava taludinho. Precisam ver a da minha Primeira Comunhão!

A rapidez das mudanças dos usos e costumes e o incrível avanço tecnológico, abriram enorme distância entre as gerações de antigos vovôs, como eu, e de seus netos. Dei-me conta disso quando eu e a avó planejácute;vamos a escolha dos presentes deste Natal para os nossos netos Bernardo de 14 anos, Enzo de 7, João Pedro de 4, e o pequeno Victor de 2 anos.

Passamos três dias discutindo sobre o que lhes dar. Minha primeira ideia foi dar-lhes uma camisa do Grêmio.

– Não! As duas noras e o genro são colorados. Tu tácute; louco pra arrumar encrenca, ? – disse-me a avó.

 Então sugeri roupas.

– Também não! Eles jácute; têm, e depois crescem e não servem mais.

Outras sugestões também não lhe agradaram. Então, provoquei-a: “Quem sabe um livro, talvez um clácute;ssico da literatura – Machado de Assis, por exemp...” Não cheguei a completar. Naquele dia não haveria negociação.

No seguinte, entrevistei dois guris do prédio e falei-lhes que pensava em dar-lhes espadas coloridas, reluzentes... Ao lado, o pai dos garotos interrompeu-me: “Bah, seu Emerson, isso era do meu tempo!” Vi os guris balançando as cabeças: “É... isso era do teeeempo do pai”. Saí sentindo-me jurácute;ssico, mas com uma lista de brinquedos que, segundo eles, “são os heróis que estão bombando” na aldeia dos infantes. Os nomes estavam em inglês, não conhecia o brinquedo e nem me lembrava daqueles heróis...

O que eu lembrava era dos nossos heróis das matinês de domingo e dos gibis que a gente trocava antes do filme, na porta do Cine Carlos Gomes – saudoso “Poeira”, em Lages. Lembrava-me do Fantasma e seu cachorro Capeto; do Zorro, seu cavalo Silver e do seu amigo índio,Tonto; do Roy Rogers e seu violão; do Tarzan... Lembrava-me dos brinquedos que nós mesmos fazíamos, usando a criatividade. Lembrava-me das meias e dos pratos em pontos estratégicos da casa humilde à espera do Papai Noel...

Assim absorto, fui interrompido pela avó, com a lista dos presentes na mão:

– Como é vovô? Vamos decidir isso?

Peguei o talão de cheque e fomos para as lojas do centro da cidade.

Em casa, à noite, colocácute;vamos os pacotes no trenó do Papai Noel, com os endereços de entrega. Embalagens coloridas: IMAGINEXT – brinquedos articulados de super heróis, aventuras...; LEGOS – peças de plácute;stico, de múltiplos encaixes de cidades, monstros...; AVENGERS – heróis vingadores como Hulk, A Liga, Wolverine..., e, por último STAR WARS – brinquedos inspirados no seriado Guerra nas Estrelas.

Enquanto endereçava este último pacote, pensava na Estrela de Belém que, com seu brilho intenso, anunciou o nascimento de Jesus e guiou os três Reis Magos do Ocidente até o local onde Ele estava. De presente levaram mirra, ouro e incenso.

 Aproveitando a paz e o silêncio do contexto daquele momento tão simbólico do Natal, a mente desbotada do “avô coruja” se deixou levar de um extremo a outro dessas duas gerações – a de Jesus e a dele, imaginando divertidamente: sem GPS a Estrela de Belém quebrou o galho... serácute; que essa estrela não entrou na tal Guerra nas Estrelas...? que viagem essa dos três Reis Magos, em cima de camelos...! ... e a escolha daqueles presentes para o Menino Jesus, caramba...

– Como é vovô? Vai ficar aí pensando ou vai me ajudar aqui? – indagou a avó.

Olhei-a de soslaio com o olhar 43. Pela voz desconfiei que me chamava de velho gagácute;. Engoli. A pior coisa é arrumar encrenca com mulher, ainda mais no Natal.

Feliz Natal para todos nós, de todas as gerações!                                                    

  

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui