Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Bósnia: refugiados católicos ainda não podem voltar -- 04/11/2008 - 20:53 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bósnia-Herzegovina: refugiados católicos ainda não podem voltar

Não corresponde à Igreja remediar as omissões políticas


KONIGSTEIN (ALEMANHA), terça-feira, 4 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- O bispo Franjo Komarica, de Banja Luka, por ocasião de sua visita à sede central da associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre, situada na Alemanha, lamentou o fato de que nem o governo bósnio nem a comunidade internacional intervieram para tornar possível o retorno dos refugiados católicos.

Em seu lugar, estas entidades pretendem que o bispo e os sacerdotes se encarreguem de restabelecer a infra-estrutura necessária para acolher as pessoas que foram expulsas de sua casa durante a guerra balcânica dos anos 90.

O governo considera que os católicos são de sua responsabilidade, mas do bispo, denuncia Dom Komarica, assegurando que não é obrigação da Igreja encarregar-se de que haja estradas e moradias com luz e água.

O bispo deplora o fato de que, treze anos após a guerra, apenas tenha retornado 2% dos católicos que então fugiram, e que no âmbito nacional e internacional não se perceba vontade política alguma de atuar conforme as declarações públicas segundo as quais os croatas católicos já podem voltar aos seus lugares de origem.

Literalmente, o bispo disse: «Ignoram-se nossos gritos de socorro, pedidos e protestos. Aqui se pisoteia a justiça! Por que, por exemplo, respeitam os direitos humanos na Alemanha, França e Estados Unidos, e não na Bósnia?».

A Igreja Católica pretende «realizar uma fecunda contribuição para o porvir do país – explicou Dom Komarica –, mas para isso tem que ser possível que vivamos aqui». Ele mesmo nunca hesitou em defender todos aqueles que estão privados de seus direitos.

Entre 1992 e 1995 estourou uma guerra na Bósnia-Herzegovina a partir do desmembramento da Iugoslávia. Cerca de 243.000 pessoas perderam a vida e 2 milhões foram expulsas por causa da redistribuição da antiga República.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui