Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ESTADÃO COM UM MEDAÇO ENORME DOS BLOGUINHOS -- 25/07/2008 - 14:22 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



11 August 2007
Estadão com medão dos bloguinhos
por Alexandre FugitaVi na TV: mulheres falando sobre homens… e tascam a pérola: “homens ruivos e com aparelhos nos dentes têm mais chance de ficarem ricos”. Tiraram essa verdade dos blogs de dois garotos ruivos e que usam aparelho dentário. Conclusão: blogs são fontes não confiáveis de informação. Essa é uma campanha do portal Estadão que está causando buzz gigantesco na blogosfera brasileira. É só ver a capa do Rec6 deste Sábado para se ter uma idéia do que estou falando. Pelo menos 11 textos das 20 entradas possíveis referem-se à polêmica que a campanha causou.

Isso claramente mostra o medo que a mídia tradicional centenária - o jornal Estadão está por aí desde o século XIX - tem da democratização da distribuição da informação. Hoje todo mundo pode ter um blog. Antes de Gutenberg o domínio do que era publicado ficava nas mãos da Igreja. Só ela possuia os recursos para pagar escrivãos, ou seja lá como se chamavam os que escreviam. No Egito antigo o cargo de escriba tinha status gigantesco. Publicar algo era caro. Caríssimo.

Gutenberg veio e diminuiu os custos. Mais pessoas puderam publicar. Ainda era caro, mas muito mais fácil divulgar livros e jornais com tiragens grandes. Foi em algum lugar, por esta época, que surgiu o Estadão. Agora vieram os blogs e o conteúdo colaborativo . De novo, os custos de publicação caíram. Só que desta vez para quase zero. Sem contar que o advento do adsense tornou possível a monetização destes sites. Agora todos são publishers e todos são anunciantes.

Não culpo o Estadão por morrer de medo dos bloguinhos. Hoje com um blog gasta-se poucos reais ao invés de milhões para ter alcance global. Imprimir está fora de moda. Claro, é necessário qualidade para sobreviver na multidão. E a blogosfera tem mostrado qualidade de sobra. Isso dá um medão no Estadão. Ah, homens japoneses que possuem blogs de tecnologia têm mais chance de ficarem ricos do que ruivos de aparelhos…

Mais polêmica:
Estadão faz campanha contra os blogs, via Brainstorm #9
Um blog incomoda muita gente, dois blogs incomodam muito mais…, via navegantes.blog
Campanha: Não compre jornal, preserve a natureza, via Mundo Tecno
O preconceito contra Blogs: 3 dicas para mudar esse cenário, via Blog do Hummel
Agora é guerra? Midia convencional versus midias alternativas, via Eu Podia Tá Matando
Clique “ÃO” e perceba como o conceito ainda é “inho”, via Oito Passos
Leituras relacionadas
Blogs: mídia de credibilidade
2008 e os blogs
O case GameSpot e os blogs
Novos blogs na área
BarCamp Rio: Coolnex Cards do Techbits
tags: blogosfera, blogs, buzz, credibilidade, estadao
trackback

34 comentários
1. Nelson disse em 11 Aug 2007 - 22:38
Fugita,
Concordo integralmente com você. Mas existe um mistério que você não sabia: ruivos sem aparelho são imbatíveis. ;-)
Agora sério. Ainda estou impressionado com o “profissionalismo” da agência Talent e do marketeiros do Estadão. Pô, meu! Vão ser profissionais assim no jornal de papel usado no banheiro de posto de estrada.
Abraços e sucesso,

2. dragus disse em 11 Aug 2007 - 22:48
Não gosto do estadinho, ele está perdendo a noção que atacando os blogueiros ataca não apenas blogueiros, mas como potenciais clientes e divulgadores.

Existem diversos blogs que copiam e colam notícias de outros jornais pra fazer comentários em cima desses (obviamente me refiro aos que colocam a fonte) e isso distribui a notícia pelos sites que feito de forma correta alavanca a audiência do próprio jornal.

Obviamente com uma atitude dessas o estadinho somente será copiado pra chacota.

3. Thássius disse em 11 Aug 2007 - 23:12
Acho que está havendo muito alarde à toa. E também acho que o Estadão não está com medo dos blogs, visto que ele mantém seus próprios no Estadao.com.br.

Ficar “brigando” desta forma é desnecessários. Blogs vieram para ficar, estão se profissionalizando e cada vez mais serão fontes de informação.

4. Sérgio F. Lima disse em 12 Aug 2007 - 02:44
Também concordo com o Thassius… esta dilema blogues versus jornalões é meio artificial… mesmo considerando que a campanha do Estadao é uma tremenda bola fora…

Mas repercurtir a campanha é ponto pros marketeiros que transformaram o Estadao em buzzz (negativo, mas buzz!).

A despeito do que pensa o Estadao e outros jornalões, as conversações só tendem a se ampliar… o fenômeno dos blogues, assim como da web “de leitura E escrita”, é irreversível…

Quem viver lerá, comentará e trackbackerar (e não será numa mídia impressa!)

5. Citação de Sergio Blog 2.3 em 12 Aug 2007 - 05:19
5 hypes que não tomei nota e vou muito bem obrigado……

Que vivemos numa sociedade midiática (ou do espetáculo) e que a superdosagem de informação é sufocante, todos (?) já sabemos… mas ainda assim, vez enquanto, temos a sensação que temos que surfar todos os hypes para que possamos nos sentir ant…

6. Rafael Arcanjo disse em 12 Aug 2007 - 13:22
EU acho que isto é tudo medo, como você bem disse, e vontade de criar buzz. É onde aquela velha frase: falem mal mas falem de mim funciona.

Como bem escrito por várias pessoas blogosfera afora, eu sou muito mais um blogueiro que entende do assunto que um jornalista que é pago para fazer aquele texto sobre o que não se conhece.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui