Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->VELHACARIA -- 12/04/2000 - 19:09 (MARIA DA CONCEIÇÃO MATOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Por onde andará o meu primo Ariclenes?
Sempre está aqui na "Praça das Palmeiras".
É o nosso ponto de encontro todas as tardes. Aqui rola um bate-papo entre amigos. Rola de tudo: fala-se de futebol, de amores, de sogras, de beatas. Um pouco de cada coisa. Disputam-se partidas de canastra, buraco e truco.
O banco da praça é a testemunha silenciosa dos nossos desabafos. Ouve tudo, discreto e calado. Cabisbaixo, na sua mediocridade, ele nem se digna mudar de lugar. Ocupa a mesma posição há 25 anos, sem se reclamar da sua insignificante colocação.
Já completou "Bodas de Prata" e mantém a mesma postura reverente.

-É. Parece que o Peixoto não vai aparecer hoje.
Mas o que estará acontecendo com o pessoal?
Também não botei as vistas no Arnóbio.
Hoje não é dia do pagamento. Não! Pagamento dos encostados na Caixa, só depois do nono dia útil. Hoje é o quarto dia.
O Peixoto queixou-se de reumatismo. Queixa antiga. Macacoa de muitos anos. O reumatismo não o impediria de vir.
Quanto ao Arnóbio, sei não! Tá com uma mania de Bingão. Vira e mexe tá fazendo uma fezinha no jogo.
Eu, como não acredito nisso. É coisa prá tomar o dinheiro dos panacas que nem ele. Pobre do Arnóbio! Vive da minguada aposentadoria e fica jogando fora o pouco dinheiro que ganha. Sonhador esse meu amigo!
Um dia, quem sabe, ele chega lá!...
Tomara é que ele não ganhe mesmo. Nunca. Não quero perder o companheiro de bancos:
- banco da praça
- banco do jardim
- banco do INSS
- banco da porta de casa.
Banco, banco, bancos...
Todos iguais!
Parece que o Ferreira também se esqueceu do nosso encontro aqui no banco da praça. Justo ele que jamais se ausentou.
Espera lá. Ouvi um zum...zum...zum... sobre algo que deve ter interessado - o doutor Parreira ia fazer uma palestra sobre um tal "comprimido" pros velhos, que nem eu.
Meus amigos nem prá avisar. Amigos da onça. Quem diria!
Tão todos lá, na certa. Esse tal comprimido tá deixando todo mundo maluco.
...............................................
-Ah! Meu joanete! Quase não consigo andar. Não faz mal.
Sou prevenido.
"Seguro morreu de velho".
Medicamentozinho porreta,sô!...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui