Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Crítica literária (*) -- 07/09/2008 - 18:56 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Crítica literária (*)


Exame criterioso (que muito me envaide e honra)feito por Elizete Souza Passos, professora, pedagoga, escritora, poetisa e minha confrade de Porto Alegre (RS).


Livros:

Magia

Pélago

Reminiscências

Saldunes

Saudade


Comentariando emoções codificadas poeticamente.



A vida tem seus momentos de tristezas que perduram por muitas horas enquantodelas estamos extraindo as dores.Depurando-nos, rasgando os nossos sofrimentos. Deixando-nos em espaço vazio para a entrada do novo.


Extraído da dor. E a alegria surge na mais que de repente, mas surge.E nos tornamos homens e mulheres mais fortes, mais aguerridos/as.Para o novo encontro com a tristeza...


Para mim a vida tem-se mostrado mais alegres nesses dias de dois mil e oito. Algumas surpresas têm-se dado abruptamente, outras com solidariedade, ou gentilezas e amor incondicional.


Mas todas com um aspecto de harmonização de alma. Levando ao pensamento mais profundo em meditação se processa como um caminho ao integrar-se de pessoalidade humana. Tornando a sua dualidade única.


Em amor divinal amor. E isso é que torna o viver uma arte, a vida sensual.Uma de minhas surpresas amorosa foram à chegada de teus cincos livros meu amigo Benedito Pereira da Costa. Para que os lesse e dizer do que o mais eu gostei. Algo que me deixa lisonjeada com tua amável gentileza.


_Bem vamos ao comentariando os cinco livros. Com peculiaridades especiais em lingüísticas e metodológicas quanto ao expressar a poética em versos e prosas. Mas com muita inspiração/aspiração de alma desnudando-se.


1º. MAGIA: O livro segue a metodologia poética Soneto. Porém com muita inspiração intuitiva de alma. Dando a métrica sonetiana o cadenciado poético, mas melodioso. As rimas. Seguem o abecedário, ou seja, vão de A Z.


Evoca o pessimismo, a melancolia, o desprezo pelo infortúnio na vida, as saudades de si mesmo. Sente a vida com tristezas e ao mesmo tempo com alegrias saudades.


2º. SAUDADE: O livro narra à realidade de vida misturada com a ficção. Na expressividade jocosa de uma crônica a vida contada como ela se apresenta e o seu lado de ficção. Há pequenas historietas narradas. Que podemos chamá-los de mini-contos.


3º. PÉLAGO: O livro busca os Haicais para serem interlocutores entre os quartetos poéticos, ou seja, rimas em quatro versos que são chamados quadras ou trovas. São quadras poéticas com fatos políticos, religiosos, e com historietas de amor, saudações. Evocando o pensamento sócio-politico.


4º REMINICÊNCIAS: O livro tem Haicais, poemas, poemetos, e mini-crônicas poéticas. Com o feminino como a musa. São narradas experiências de vida com saudades. O passado que se torna presente e futuro. (seguindo o de A Z.).


5º. SALDUNES: O livro com Sonetos e Poemas. Com evocação ao amor, as saudades de uma pátria além mar. As decepções no amor, na vida, desejos e frustrações, expectativas sem esperanças, mas amor em esperanças no Agora do aqui.


_Bem meu amigo me perguntas do que mais eu gostei. _Gostei de todos de acordo com a minha visão interpretativa da intuição de alma. São todos melodiosos e fazem com que nos sintamos em dia com a vida e em amor pela vida viver.


Lizete Souza Passos

lizetesp@terra.com.br

Pedagoga, Escritora, Poetisa,

Porto Alegre15:16:45 - 06.2008 -

Brasil


_______
(*) Brasília, DF, 07/09/2008.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui