Usina de Letras
Usina de Letras
300 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma polêmica pelo ralo -- 11/10/2003 - 20:56 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Uma polêmica pelo ralo

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Todos os sábados pela manhã o grupo se reunia para jogar conversa fora e se possível resolver os problemas do mundo.

Não havia uma pauta, apenas o encontro era acertado, às 10 horas da manhã de todas os sábados.

A política sempre foi o tema predileto, já que todos participantes tinham o viés político participativo.

Mas naquele dia a polêmica travou-se num episódio de física. Pois dois dos integrantes eram professores renomados do departamento de física da universidade.

Ao fazer uma metáfora, tão em moda no atual governo, um dos físicos citou uma lei que explicava o porquê que a água ao sair pelo ralo de uma pia, por exemplo, fazia movimentos giratórios no sentido anti-horário no hemisfério sul e horário no norte.

Nesse momento o outro professor discordou. Citando a mesma lei afirmou que os movimentos circulares da água, ao sair pelo ralo, levava em consideração o local, a micro-região circunscrita e independia do hemisfério.



Sendo um dos freqüentadores da reunião e com uma formação técnica, ao chegar em casa fui fazer o experimento. Até lembrei de um professor que dizia: “A ciência vem a reboque da experiência”.

Bueno.

Todos os meus experimentos a água ao esvair-se pelo ralo girava no sentido anti-horário.

Por que estou trazendo esse fato à Usina?

Justamente para compartilhar essa “dúvida cruel” e propor para que algum usineiro, morador do hemisfério norte, também faça o experimento para sabermos qual professor está com a razão.

Caros colegas do hemisfério norte da usina: aguardo retorno.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui